Saúde envia aos estados 6,4 milhões de doses de vacina; veja distribuição

Ministério da Saúde enviou doses dos imunizantes produzidos pela Pfizer, Fiocruz e Instituto Butantan

Nathallia Fonseca, Leonardo Lellis e Luana Franzão, da CNN, em São Paulo
18 de maio de 2021 às 16:56 | Atualizado 18 de maio de 2021 às 18:59

 

O Ministério da Saúde começou a distribuir nesta terça-feira (18) novas remessas de 6,4 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 produzidas pela Pfizer, Fiocruz e Instituto Butantan. Veja abaixo, a distribuição destas doses por estado.

As doses da Coronavac, produzida pelo Butantan, serão destinadas à aplicação da segunda dose, seguindo solicitações apresentadas por 12 estados.

Ainda segundo a pasta, as demais unidades da federação serão atendidas com doses da vacina AstraZeneca (Fiocruz) para vacinação de pessoas com idades entre 60 e 69 anos, de acordo com o cronograma de cada estado. 

Já as vacinas da Pfizer devem ser destinadas à aplicação da dose de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente. 

 

As vacinas contra a Covid-19 garantem proteção porque previnem a doença, especialmente nas formas graves, reduzindo as chances de morte e internações.

Embora não impeça o contágio e nem a transmissão do vírus, a vacinação é essencial, já que induz o sistema de defesa do corpo a produzir imunidade contra o coronavírus pela ação de anticorpos específicos, segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

Veja como fica a distribuição do total de doses de cada fabricante, por estado: