Prefeito do Rio é multado em R$ 562,42 por ficar sem máscara em bar

Eduardo Paes pagou autuação, segundo Secretaria Municipal de Ordem Pública

Pauline Almeida e Thayana Araujo, de CNN, do Rio de Janeiro
19 de maio de 2021 às 08:25 | Atualizado 20 de maio de 2021 às 00:43

 

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, foi multado em R$ 562,42 pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e pela Vigilância Sanitária por estar sem máscara em um bar com música ao vivo no último dia 8 de maio, no Centro da capital fluminense. Em nota, a Seop confirmou a punição e o pagamento.

Paes ainda não comentou a autuação publicamente. A CNN tenta contato com o prefeito. No dia 10 de maio, ele se desculpou em suas redes sociais após o vídeo viralizar. Nas imagens, aparece sem máscara, cantando com um grupo musical, o que gerou várias críticas.

Nas redes sociais, o prefeito do Rio relatou que, após a flexibilização das medidas restritivas, aceitou um convite para gravar um programa sobre gastronomia.

“Errei ao resolver me juntar aos músicos e cantar algumas músicas. Obviamente, ver o prefeito da cidade cantando em um bar, é um fato que por si só gera alguma aglomeração que é tudo que não se deve fazer nesse momento. Além disso retirei minha máscara por algum tempo enquanto cantava. Me desculpo com a população por esse gesto. O coronavírus é uma doença grave (estou vendo isso muito de perto) e estamos longe do fim da pandemia”, justificou.

À época, o prefeito ainda defendeu a relevância das medidas restritivas para o enfrentamento da pandemia. “Respeitar as restrições colocadas pela prefeitura é essencial para continuarmos avançando no combate a doença. É possível e devemos frequentar nossos bares e restaurantes mas sempre com os limites colocados.”

A aparição de Eduardo Paes no bar, sem máscara, rendeu críticas da população. “Difícil te defender, prefeito”, disse um internauta. “E depois o comerciante que não aglomera, que tem sua loja certa, precisa fechar, triste”, apontou outro.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (DEM)
Foto: DIKRAN JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO