CPI vota requerimento para governadores, superlua e mais de 26 de maio

Confira o '5 Fatos Manhã', apresentado pela âncora da CNN Elisa Veeck

Da CNN, em São Paulo
26 de maio de 2021 às 06:43

A votação de requerimentos de convocações para as próximas sessões da CPI da Pandemia e a maior superlua do ano estão entre os destaques do 5 Fatos Manhã desta quarta-feira, 26 de maio de 2021. 

CPI

Pela primeira vez desde o início dos trabalhos da CPI da Pandemia, os senadores não vão ouvir hoje depoentes. A agenda prevê a votação de requerimentos de convocações para as próximas sessões. Entre os requerimentos a serem analisados, está a reconvocação do ex-ministro Eduardo Pazuello e as prováveis oitivas com governadores de estados.

Pandemia

Dezoito estados brasileiros registraram mais mortes por coronavírus no ano de 2021 do que em todo o ano de 2020, segundo dados apurados pela Agência CNN. O maior aumento foi registrado em Minas Gerais, que passou de 11.902 mortes em 2020 para 27.274 apenas no ano de 2021, o que equivale a uma alta de 129,15%.

Governadores

Em uma carta, o Fórum dos Governadores fez um alerta à Organização Mundial da Saúde (OMS), ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para o risco de o Brasil viver uma terceira onda da pandemia de Covid-19. 

Fenômenos

O céu desta quarta-feira (26) conta com dois fenômenos simultâneos: um eclipse lunar total e a maior superlua do ano. Os eclipses lunares acontecem quando o Sol e a Lua estão exatamente em lados opostos da Terra. Desta vez, a fase total do fenômeno será de curta duração, de cerca de 15 minutos. 

Futebol

O Fluminense conseguiu a classificação para as oitavas de final da Libertadores ao vencer o River Plate por 3 a 1. O Atlético Mineiro e o São Paulo também ganharam na rodada de ontem.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br