Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    21% dos portugueses acham imigração boa para o Brasil, mas ruim para Portugal

    Dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras mostram que o número de brasileiros morando no país europeu cresceu de 81.251 em 2016 para 211.958 em abril de 2022

    Ingrid Oliveirada CNN

    em São Paulo

    Uma pesquisa divulgada pelo Fórum de Integração Brasil-Europa (Fibe) mostrou que dois em cada dez portugueses (21%) consideram a imigração de brasileiros boa para o Brasil mas ruim para Portugal.

    Essa opinião é mais frequente nas faixas etárias mais jovens, sendo 18 a 34: 24% e 35 a 54: 26%.

    O levantamento ouviu 800 pessoas com mais de 18 anos de cada país, em agosto deste ano. A abordagem aos entrevistados foi feita por meio de entrevistas telefônicas (CATI) e online (CAWI).

    O objetivo da pesquisa era avaliar o conhecimento e percepções dos brasileiros e portugueses sobre os 200 anos da Independência do Brasil em relação a Portugal, e a agenda para os próximos anos.

    Em ambos os países, predomina uma visão favorável da imigração de brasileiros para Portugal e o fato de estes já serem a maior colônia estrangeira naquele país. 73% dos brasileiros e 64% dos portugueses consideram um bom negócio para ambos os países a imigração de brasileiros.

    Dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), da Embaixada Portuguesa, apontam que o número de brasileiros morando em Portugal cresceu de 81.251 em 2016 para 211.958 em abril de 2022.

    No que se refere a Lei de estrangeiros em Portugal, que facilitou a entrada e o acesso ao trabalho para brasileiros, 84% dos entrevistados se disseram favoráveis, já em Portugal, essa favorabilidade é de 51%.

    Entre os brasileiros com nível superior e renda mais alta, a opinião positiva sobre a reforma chega a 90%. Em Portugal, novamente os jovens são os menos favoráveis.

    A pesquisa também avaliou como os cidadãos de cada país veem o outro. 61% dos brasileiros veem Portugal como um país com oportunidades de melhorar de vida, enquanto 5% dos portugueses enxergam o Brasil assim.

    Além disso, 6% dos brasileiros consideram as terras portuguesas um bom local para morar, enquanto 2% dos cidadãos portugueses consideram o Brasil um bom local para morar.

    Em maioria dos entrevistados, brasileiros e portugueses sentem-se bem ou mais ou menos informados sobre o país irmão. Esse percentual chega a 81% entre os portugueses e soma 69% entre brasileiros.