5 milhões de veículos devem movimentar as rodovias de SP no aniversário da cidade

Agência de Transporte do estado de São Paulo prevê fluxo intenso nas primeiras horas desta terça-feira (25), tanto na saída quanto no retoro à capital

Movimentação de carros e pedestres na avenida Paulista, em São Paulo
Movimentação de carros e pedestres na avenida Paulista, em São Paulo Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Ingrid Oliveirada CNN

São Paulo

Ouvir notícia

Cerca de cinco milhões de veículos devem circular pelas rodovias que têm acesso à Região Metropolitana de São Paulo durante todo o feriado de Aniversário da cidade, de acordo com a Agência de Transporte do estado (Artesp).

Na terça-feira (25), a previsão é de fluxo intenso tanto na saída quanto no retorno à capital, nas primeiras horas da manhã.

O aniversário da capital paulista é feriado municipal, no entanto, por conta da antecipação que ocorreu ano passado, feita pelo prefeito Bruno Covas na época, no 2022 a data será apenas ponto facultativo.

Esse e outros feriados foram antecipados para conter o avanço da Covid na ocasião.

A Artesp monitora a operação a partir do Centro de Controle de Informações (CCI), de onde é possível acompanhar em tempo real o tráfego, por meio de câmeras (CFTV’S), telefones de emergência (call box), aplicativos de mensagens e redes sociais.

A agência informa que estão previstos reforços nas equipes do Serviço de Atendimento ao Usuário, Centro de Controle Operacional (CCO) e praças de Pedágio, além da implantação de operação “papa-fila”, para acompanhar o aumento do tráfego e minimizar o congestionamento nas praças.

O rodízio na capital está suspenso para veículos comuns e será retomado na quarta-feira (26).

Principais vias

Segundo a Artesp, no sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), a previsão é que 371.869 veículos trafeguem em direção ao litoral sul. No retorno, na terça (25), a expectativa é de que o tráfego comece a se intensificar após às 14h. A previsão é de fluxo de 439.977 veículos rumo à capital.

Já na Ayrton Senna/Carvalho Pinto, a agência espera que 1.070.68 veículos passem pelas quatro praças de pedágio do corredor, nos dois sentidos até terça-feira (25).

Sistema Anhanguera-Bandeirantes. A Artesp informa que a estimativa é de 795 mil veículos entre saída e chegada à capital.

No Sistema Castello Branco-Raposo Tavares, a agência diz que 600 mil veículos devem fazer a passagem pela região até o ponto facultativo de terça-feira.

Mais Recentes da CNN