Ações da Petrobras fecham em queda, Bolsonaro propõe CPI para estatal e mais de 17 de junho

Petrobras anunciou nesta sexta-feira (17) um novo reajuste no preço dos combustíveis; a gasolina subiu 5,18%, enquanto o diesel teve acréscimo no preço de 14,26%

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

Petrobras anunciou nesta sexta-feira (17) um novo reajuste no preço dos combustíveis, e a medida repercutiu rapidamente no cenário político e econômico do país. As ações da estatal ficaram entre as principais baixas do Ibovespa após o anúncio, e o presidente Jair Bolsonaro (PL) falou sobre a possibilidade de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o reajuste.

Ações da Petrobras em queda

As ações da Petrobras ficaram entre as principais quedas do Ibovespa nesta sexta-feira (17), refletindo tanto um contexto negativo no mercado, com queda generalizada de ativos, quanto temores sobre possíveis interferências na estatal e sua política de preços.

Nesta sexta-feira, a estatal anunciou novos reajustes nos preços da gasolina e do diesel, justificados pela alta defasagem em relação aos preços internacionais e o consequente risco de desabastecimento devido à queda nas importações. A gasolina sobe 5,18%, ou R$ 0,15 por litro, enquanto o diesel tem acréscimo no preço de 14,26%, equivalente a R$ 0,63 por litro.

Bolsonaro quer propor CPI da Petrobras

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse nesta sexta-feira (17) que vai “propor uma CPI [Comissão Parlamentar de Inquérito] para investigar a Petrobras” após a estatal anunciar reajuste.

“Conversei agora há pouco com o Arthur Lira [presidente da Câmara], reunido com com líderes partidários e nossa ideia é propor uma CPI para investigar a Petrobras, seus diretores e os membros do Conselho”, disse o presidente em entrevista à Rádio 96 FM, de Natal, no Rio Grande do Norte e transmitida em seu perfil oficial no Facebook.

Ibovespa fecha em queda de quase 3%

O Ibovespa encerrou esta sexta-feira (17) em queda de 2,9%, o que fez o principal índice da B3 ficar abaixo dos 100 mil pontos, aos 99.824,94 pontos, voltando aos níveis de novembro de 2020, com os temores de recessão global derrubando commodities, enquanto Petrobras fechou com perdas em torno de 7% – com picos de 10% ao longo do dia – também refletindo risco político após anunciar reajuste nos preços de combustíveis.

ONU defende investigação transparente no caso Bruno e Dom

A embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Linda Thomas-Greenfield, defendeu à CNN em entrevista exclusiva, uma investigação transparente sobre as mortes do jornalista inglês Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira. Esta é a primeira vez que um representante do governo americano fala sobre o assassinato.

“Essa é uma questão que nós priorizamos no nosso governo: a proteção do direito dos jornalistas, para que informem ao mundo, por exemplo, o que está acontecendo com os povos indígenas no Brasil".

Thomas-Greenfield representa os Estados Unidos no conselho de segurança da ONU e considera que a tensão na Amazônia e a proteção aos jornalistas impactam todo o mundo.

Exame confirma que arcada dentária é de Dom Phillips

Exame de arcada dentária realizado no Instituto Nacional de Criminalística de Brasília nesta sexta-feira (17) confirmou que restos mortais são do jornalista inglês Dom Phillips, de acordo com a Polícia Federal (PF). Os restos mortais que seriam do indigenista brasileiro Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips chegaram a Brasília na noite desta quinta-feira (16).

De acordo com relatos de fontes da PF, a família de Dom enviou exames com as características da arcada do jornalista. o que ajudou na identificação. Após o exame das arcadas dentárias, ainda deve ser feito um exame de DNA nos restos mortais de Dom Phillips para uma segunda confirmação.

*Publicado por Anna Gabriela Costa