Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Aeronave da FAB inicia primeira missão de combate ao fogo no Pantanal

    KC-390 Millennium está em Corumbá (MS) e tem equipamento que pode carregar cerca de 12 mil litros de água

    Catarina Nestlehnerda CNN*

    Uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) iniciou sua primeira missão de combate aos incêndios na região do Pantanal. O KC-390 Millennium está na cidade de Corumbá (MS) para atuar na ação contra as queimadas por meio de voos. 

    O avião multimissão, desenvolvido pela fabricante brasileira Embraer, tem capacidade para realizar uma operação segura e equipada com o Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios, segundo a FAB. 

    MAFFS, do inglês “Modular Airborne Fire Fighting System”, é um sistema que fornece a funcionalidade necessária para realizar a ação de combate a incêndio em voo.   

    O equipamento conta com um tubo que projeta água pela porta traseira do avião, podendo descarregar até 3 mil galões, aproximadamente 12 mil litros, de água em áreas de incêndios

    De acordo com a Força Aérea, este sistema oferece maior precisão, “aumentando significativamente a eficácia das operações de combate a incêndios”, além de poder ser rapidamente instalado em qualquer aeronave compatível.  

    A operação acontece em condições adversas que requerem um voo a baixa altitude, baixa velocidade e em elevadas temperaturas, afirmou a FAB. “Dessa forma, é possível manter a aeronave pressurizada, ou seja, sem comprometer a performance “, explicou.

    Além disso, o sistema requer apenas energia elétrica do avião para funcionamento e é considerado vantajoso para esse tipo de situação, uma vez que possui a capacidade de carregar grande volume de água e retardantes de chamas.