Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Alerta: grande ciclone se formará e provocará impactos no Brasil

    Efeitos do ciclone serão intensificados pela onda de calor que atinge o interior do Brasil

    Ciclone se formará no oceano e se afastará ao longo da semana
    Ciclone se formará no oceano e se afastará ao longo da semana MetSul

    Flávio Ismerimda CNN

    São Paulo

    Um novo ciclone extratropical se formará entre terça (24) e quarta-feira (25) e deve provocar impactos sobre os estados do Sul e do Sudeste do Brasil.

    Segundo a MetSul, os primeiros efeitos do sistema devem ser sentidos no Rio Grande do Sul já nesta segunda-feira (23), quando o estado estará sob a ação de uma área de baixa pressão, que traz nuvens e chuva.

    O centro do ciclone estará no oceano, a leste do Uruguai, a cerca de 600 km do Chuí, no Rio Grande do Sul, e irá se afastando cada vez mais com o passar dos dias. Por conta disso, não dão esperadas fortes ventos associados ao sistema.

    A previsão é de rajadas de até 70 km/h no litoral sul gaúcho e de até 50 km/h no litoral norte e em Porto Alegre.

    A chuva deve ser mais forte no oeste do Rio Grande do Sul, em cidades como Uruguaiana, Itaqui, Quaraí e Alegrete. No restante do estado, a precipitação não deve alcançar grandes volumes.

    A partir de quinta-feira, a frente fria associada ao ciclone levará chuvas e instabilidade para o Sudeste e o Centro-Oeste, onde o risco de tempestades será grande, já que as temperaturas estão altas há mais de uma semana por conta de uma forte onda de calor.

    Veja também: Entenda como se comporta um ciclone extratropical