Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Alerta para início do outono: frente fria varre Sul e Sudeste do Brasil

    Expectativa é de queda nas temperaturas e fortes tempestades ainda essa semana, alerta Desirée Brandt

    Duda Cambraiada CNN

    Em entrevista à CNN nesta quarta-feira (20), dia que marca o fim do verão e o começo do outono, Desirée Brandt, meteorologista e sócia executiva da Nottus, alertou para fortes temporais no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro neste final de semana.

    “Um sistema frontal se forma na região Sul do Brasil e varre o sul do país de hoje (20) para amanhã (21). Como tem feito muito calor, isso deve ajudar na formação de nuvens carregadas. Até amanhã (21), essa frente fria encosta em São Paulo”, explica Desirée.

    Para a especialista, o ponto de atenção é a faixa litorânea de São Paulo e do Rio de Janeiro. “Tem muita água para cair. As primeiras pancadas de chuvas são sempre as mais perigosas, vamos ver tempestades, ventania e um volume bem expressivo de chuva. O atlântico também está mais quente, mais um combustível para essas nuvens carregadas”, relata a meteorologista.

    O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de chuvas intensas e tempestades para boa parte do país nos próximos dias. A única região sob alerta vermelho de perigo intenso é o litoral norte de São Paulo, a Zona da Mata, em Minas Gerais, todo o estado do Rio de Janeiro e o sul do Espírito Santo.

    O alerta vermelho vai de sexta-feira (22) até domingo (24). O Instituto espera chuva superior a 100 milímetros por dia e ventos superiores a 100 km/h. O Inmet ainda alerta para o risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário.

    A virada de tempo vem logo depois de uma onda de calor que aumentou as temperaturas dos termômetros em boa parte do país. Nas últimas semanas, as temperaturas ficaram pelo menos 5°C acima da média, por mais de cinco dias consecutivos.

    A meteorologista ainda alerta que as outras partes do país também vão sentir essa mudança no tempo. “Sexta-feira e final de semana vai ser bem diferente, um belo refresco por aqui”.

    A partir das próximas semanas, Desirée explica que os brasileiros devem viver dias típicos do outono. “A tendência é o tempo ficar cada vez mais seco, isso começa em abril, principalmente no Sudeste, Centro-oeste e interior do Nordeste”. A previsão é de períodos de chuvas durante a estação, sempre intercalados com períodos mais quentes.