Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Alexandre Kalil toma posse para segundo mandato como prefeito de Belo Horizonte

    Nova câmara de vereadores também tomou posse; de 41 parlamentares, 24 são estreantes

    Lorena Lara, da CNN em São Paulo



     

    Alexandre Kalil (PSD) assumiu a prefeitura de Belo Horizonte na tarde desta sexta-feira (1º) em cerimônia semipresencial. Fuad Noman (PSD) assumiu o posto de vice-prefeito, cargo que irá ocupar pela primeira vez. Tanto prefeito como vice participaram do evento de forma remota.

    Os 41 vereadores eleitos para a capital mineira tomaram posse presencialmente, durante sessão conduzida pela atual presidente da Câmara, Nely Aquino (Podemos). O grupo irá cumprir a legislatura 2021-2024.

    A bancada do PSD, mesmo partido do prefeito e vice-prefeito, é a maior na nova composição da câmara belorizontina, com seis vereadores. A seguir, as maiores bancadas são PP (4 vereadores) e, com três vereadores cada, PDT, Novo e Avante. Os partidos PT, Cidadania, Patriota e PSOL têm dois vereadores cada. As legendas com apenas um parlamentar são PRTB, DEM, PL, Republicanos, PODE, PSL, PMN, PTC, MDB, PROS, PTB, PSDB, Rede e PSC.

    Leia e assista também:

    Maguito Vilela, prefeito eleito de Goiânia, tomará posse em leito de UTI

    A vereadora mais votada na história de Belo Horizonte, Duda Salabert (PDT), foi a escolhida para fazer a leitura do termo de compromisso de posse. Salabert, que é professora, recebeu ,aos de 37 mil votos e também foi a primeira mulher trans a ser eleita como vereadora da capital mineira.

    A nova composição da câmara da capital tem 24 vereadores estreantes, número superior aos das três eleições anteriores.