Altura de fios de alta tensão ajuda a entender acidente com Marília Mendonça

Distância dos fios de alta tensão do solo na região do acidente mostram que avião com Marília Mendonça estava voando abaixo do ideal

William Waackda CNN

Em São Paulo

Ouvir notícia

O avião bimotor que transportava a cantora Marília Mendonça e outras quatro pessoas atingiu um cabo de uma torre de distribuição da Cemig na cidade de Piedade de Caratinga, em Minas Gerais. Segundo o âncora da CNN William Waack, a distância em que os fios de alta tensão estavam do solo ajuda a entender o acidente, assim como a topografia do local.

Os pilotos de aeronave fazem um “cálculo visual” ao pousar em um aeroporto desconhecido: a ideia é uma espécie de rampa, ou seja, um ângulo de descida, que lhes permita ter a aeronave perfeitamente controlada em termos de direção e, principalmente, em termos de quanta altitude ele perde para a distância que ele percorre.

O cálculo é o chamado de “1:3” (veja no gráfico abaixo): se falta uma milha para chegar à pista, é preciso estar a 300 pés de distância do solo; 2 milhas 600 pés; 2,6 milhas, como foi o caso do local do acidente com Marília Mendonça, seriam 780 pés.

Porém, no local do acidente, os fios estavam a aproximadamente 300 pés de altura. Ou seja, o avião voava consideravelmente abaixo da “rampa”. Resta às investigações descobrirem o que pode ter causado o voo abaixo do ideal.

Explicação sobre o acidente que matou Marília Mendonça
Explicação sobre o acidente que matou Marília Mendonça (05.nov.2021) / Foto: Reprodução / CNN

A topografia do aeroporto de Caratinga, cercado de morros, também não é considerada ideal, segundo Waack.

O acidente

Segundo a Infraero, o avião com a artista decolou às 13h05 (hora de Brasília) do aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia.

A assessoria da cantora confirmou as mortes do produtor Henrique Ribeiro, do tio e assessor da cantora, Abicieli Silveira Dias Filho. No começo da noite, o piloto foi identificado como Geraldo Martins de Medeiros e o copiloto foi identificado como Tarciso Pessoa Viana. Todos os corpos foram retirados do local.

A distância do ponto do acidente até o aeroporto da cidade de Caratinga, onde ela faria um show, é estimada em três quilômetros.

Aeroporto de Caratinga (MG) é cercado por morros
Aeroporto de Caratinga (MG) é cercado por morros / LuizVinha/Creative Commons

Mais Recentes da CNN