Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Amazonas confirma primeira morte por febre amarela e alerta população para vacinação

    Caso foi notificado em outubro, mas resultado positivo para a doença saiu nesta quinta-feira (14)

    Vacinação contra a febre amarela
    Vacinação contra a febre amarela Breno Esaki/Agência Saúde DF

    Thais Magalhãesda CNN

    A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) confirmou nesta quinta-feira (14) a primeira morte por febre amarela do estado. O óbito foi registrado no município Presidente Figueiredo, a 126 quilômetros de Manaus.

    Segundo órgão, o paciente era um homem com idade entre 20 e 30 anos e trabalhava na zona rural do município. Ele não possuía comorbidades e tinha se vacinado contra a doença em 2015.

    Com isso, a Fundação de Vigilância em Saúde emitiu um alerta para a intensificação da vacinação contra a febre amarela no Amazonas. Divulgado nessa quinta-feira, ele dá destaque à necessidade das prefeituras realizarem um fortalecimento na busca por pessoas não vacinadas ou com a carteirinha desatualizada.

    “Alertamos, para quem ainda não se vacinou contra a febre amarela, que é uma doença imunoprevenível, busque atualizar a carteira de vacinação com esse imunizante. Já os municípios devem intensificar a busca por faltosos desse imunizante”, explica a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

    A vacina da febre amarela é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e recomendada, pelo Ministério da Saúde, em todo o território brasileiro. As crianças devem receber a primeira dose aos nove meses e um reforço aos 4 anos. Todo adulto que ainda não recebeu a vacina ou foi vacinado antes dos cinco anos deve se vacinar.

    O imunizante é contraindicado apenas para pessoas com alergia grave a ovo e com imunidade reduzida, como pessoas que vivem com HIV e têm contagem de células CD4 menor que 350, que estão em tratamento com quimioterapia ou radioterapia, que possuem doenças autoimunes ou fazem tratamento com imunossupressores.

    Febre Amarela

    A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores. Geralmente, quem contrai este vírus não chega a apresentar sintomas ou os mesmos são muito fracos. As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso. A maioria dos infectados se recupera bem e adquire imunização permanente contra a febre amarela.