Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ampliação da vacinação em SP tem garantia do PNI, diz coordenadora do estado

    Regiane de Paula diz que abertura de faixas etárias ou grupos para imunização só é feita após compromisso do Ministério da Saúde de entregar mais doses

    Murillo Ferrari, da CNN, em São Paulo;

    Produzido por Thiago Felix, da CNN, em São Paulo

    Ouvir notícia

    A ampliação da vacinação contra o novo coronavírus em São Paulo tem a garantia do Programa Nacional de Imunizações (PNI) de que não faltará doses, afirmou nesta quarta-feira (21) a coordenadora do plano estadual de imunização contra Covid-19, Regiane de Paula.

    “A garantia da vacina vem do PNI. Toda vez que abrimos nova faixa etária, temos o compromisso que o PNI enviará essas doses. Temos agora um cronograma da Fiocruz e do Butantan para que possamos abrir novas frentes, mas lembrando sempre que dependemos do Ministério da Saúde”, disse, em entrevista à CNN.

    Ela explicou a antecipação do programa de imunização, a partir de 10 de maio, para pessoas com síndrome de Down, pacientes transplantados imunossuprimidos e pacientes renais em diálise, entre 18 e 59 anos, foi feita seguindo a orientação elecanda no próprio PNI. A expectativa é que 120 mil pessoas com essas comorbidades sejam imunizadas.

    “Em seguida, temos que olhar para a população com doenças crônicas não transmissíveis e, dentro de um recorte que não temos ainda e aguardamos do Ministério da Saúde. Sabemos que [a vacina] é importante para diabéticos e cardiopatas”, explicou.

    Funcionários do Metrô e da CPTM, a partir do dia 11 de maio, e motoristas e cobradores de ônibus, a partir do dia 18 de maio, também foram incluídos na campanha de vacinação. Juntos, esses grupos têm 175 mil pessoas aptas a serem vacinadas.

    “[A vacinação começa] pelos que estão na linha de frente. Quando falamos dos metroviários, são as pessoas dentro das unidades, trabalhando diretamente com a população. Quando falamos de transporte coletivo, são motoristas e cobradores. São as pessoas que, no dia a dia, levam e trazem milhões de paulistas que precisam do transporte público.”

    Cronograma de vacinação estado de São Paulo
    Cronograma de vacinação estado de São Paulo
    Foto: CNN

    Mais Recentes da CNN