Aniversário de SP: bolo do Mercadão leva 100 kg de farinha e 1.200 ovos; veja detalhes

Feito no formato do mapa da cidade, doce terá meia tonelada e será servido gratuitamente a partir das 14h30

Bolo gigante do Mercadão no aniversário de 469 anos da cidade de São Paulo, em 2023
Bolo gigante do Mercadão no aniversário de 469 anos da cidade de São Paulo, em 2023 Divulgação/Prefeitura de São Paulo

Fábio Munhozda CNN

Em São Paulo

Como parte das festividades pelo aniversário de 470 anos da cidade de São Paulo, o Mercado Municipal Paulistano –mais conhecido como Mercadão– irá servir nesta quinta-feira (25) seu tradicional megabolo com o formato do mapa da capital paulista. Neste ano, o doce terá peso de aproximadamente 500 quilos.

Além da cidade, o Mercadão da rua da Cantareira, no Centro, também faz aniversário: o famoso ponto turístico do município completa 91 anos hoje.

A festa é aberta ao público e o bolo é distribuído gratuitamente para a comunidade que visitar o local após a cerimônia oficial do corte do bolo, que acontecerá a partir das 13h30.

A produção do bolo é coordenada pelo chef Ricardo Magalhães há 20 anos. A preparação começou dois dias antes do corte e envolveu cerca de 40 pessoas. O bolo é uma massa de pão de ló recheada com creme feito de frutas do Mercadão: morango, uva, manga, ameixa e cereja.

Com meia tonelada, o doce rende cerca de 4.000 pedaços. Segundo a organização, a quantidade de ingredientes utilizada é de aproximadamente 400 vezes a receita de um bolo caseiro convencional. Ou seja, levará quase 100 quilos de farinha de trigo, 1.200 ovos e quase 50 quilos de açúcar.

Quantidades dos ingredientes (números aproximados)

  • 50 quilos de açúcar
  • 40 quilos de margarina
  • 1.200 ovos
  • 100 quilos de farinha de trigo
  • 100 litros de leite

Bolo do Bixiga

Além do Mercadão, o aniversário da cidade é marcado pelo tradicional bolo do bairro do Bixiga, na região central da capital. O evento volta a ocorrer em 2023 depois de ter sido suspenso por causa da pandemia da Covid-19.

Neste ano, a meta das associações de bairro é arrecadar 470 bolos, que serão colocados lado a lado, formando um bolo gigante.

A festa ocorre no mesmo lugar das edições anteriores, na altura do número 300 da rua Rui Barbosa, na Bela Vista. Ao meio-dia em ponto, os participantes cantarão “Parabéns a Você” para a cidade e terá início a distribuição do bolo gigante, que será cortado em pedaços e entregue de mão em mão.