Apenas 5% dos estudantes do Ensino Médio da rede pública têm aprendizado adequado em matemática

Percentual está abaixo de 2% em 4 estados; dados são do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021

Daniela Mallmann, da CNN, em Belo Horizonte
Compartilhar matéria

Levantamento do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021 mostra que somente 5% dos estudantes do Ensino Médio da rede pública têm aprendizado considerado adequado em matemática. Em 2019, eram 7%.

Em quatro estados, o índice de alunos prestes a concluir a Educação Básica na rede pública, e com aprendizado considerado adequado em matemática, não chega a 2% e não há nenhum estado do país que o indicador se destaque. O Espírito Santo, com apenas 11,2%, é o que possui o percentual mais alto para a etapa.

Língua Portuguesa apresenta uma situação melhor, mas os números, ainda assim, estão longe do almejado: 31,3% dos alunos do Ensino Médio da rede pública têm aprendizado adequado na disciplina. Em 2019, eles somavam 34%.

Os dado foram tabulados pelo Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) e estão disponíveis na plataforma QEdu.

Os resultados deficientes em matemática começam já nos anos iniciais do Ensino Fundamental, quando 36,7% dos estudantes da rede pública têm aprendizado adequado na disciplina. Houve uma queda importante em relação a 2019, quando o índice era quase 10 pontos percentuais maior: 47%.

Nos anos finais, o percentual, que já não era alto, cai significativamente e chega a 15,3% – em 2019, eram 18%.

A pandemia de Covid-19, que deixou as escolas sem aulas presenciais por um longo período em 2020 e 2021, agravou a situação.

Uma das hipóteses para essa queda maior nos anos iniciais em comparação ao cenário de pré-pandemia é a dificuldade de se ensinar a disciplina de forma remota, além da dificuldade por parte das famílias de dar suporte aos filhos.