Após quase dois dias, 800 mil moradores continuam sem energia em São Paulo

Previsão de reestabelecimento total na cidade é terça-feira (7), informou a Enel Distribuição São Paulo

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

Cerca de 800 mil moradores permanecem sem luz neste domingo (5) em São Paulo, após danos provocados pelas fortes chuvas que atingiram a capital paulista na tarde de sexta-feira (3). A falta de energia dura quase dois dias.

"Ao todo, 2,1 milhões de clientes foram impactados desde sexta-feira. A companhia está restabelecendo de forma gradual o serviço, dando prioridade aos casos mais críticos, como serviços essenciais", informou a Enel Distribuição São Paulo.

Os impactos são maiores, especialmente nas zonas sul e oeste, em bairros como Morumbi, City América, Paraíso, Rio Pequeno, Santo Amaro, Vila Romana, Campo Belo e Butantã, entre outros.

Segundo a empresa, a expectativa é normalizar o fornecimento de energia até terça-feira (7).

Apesar disso, a Enel se comprometeu a garantir o fornecimento de energia em todas as escolas que aplicarão as provas do Enem que ocorrem nesta tarde.

Em nota, a empresa informou que equipes trabalharam durante toda a madrugada para garantir o fornecimento de energia a todas as escolas onde serão aplicadas a prova do Enem na área de concessão.

"A maioria das unidades já está conectada à rede da distribuidora, sendo que algumas escolas também estão com reforço de geradores. Os equipamentos cedidos pela  Enel e pela Prefeitura de SP foram deslocados e instalados como reforço adicional em alguns locais para garantir a realização dos exames", diz o comunicado.

Falta de água

Em entrevista exclusiva à CNN na tarde de sábado (4), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que 1,5 milhão de pessoas estão sem água.

O governador atribui a interrupção no abastecimento à falta de energia, que está impedindo o funcionamento de bombas e de estações de tratamento e elevatórias.

“É fundamental estabelecer a energia elétrica pra gente poder também reestabelecer o abastecimento de água e normalizar essa situação”, disse o governador à CNN.

Tarcísio informou que foi criado um gabinete de crise para estabelecer diálogo com as concessionárias de energia. Entre as principais cobranças do governo do estado está a comunicação clara das empresas com os clientes.

VÍDEO - Ricardo Nunes diz à CNN que força dos ventos de sexta foi quase de tornado

(Publicado por Marina Toledo, da CNN)