Aprovação da PEC Emergencial na Câmara, defesa de Lula e mais de 10 de março

Assista ao 5 Fatos Manhã apresentado pela âncora da CNN Elisa Weeck

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

A aprovação da PEC Emergencial em primeiro turno na Câmara dos Deputados e o planejamento de ações na Justiça pela defesa de Lula que podem deixar Moro inelegível são os destaques da manhã desta quarta-feira, 10 de março. 

PEC Emergencial

A Câmara dos Deputados aprovou na madrugada desta quarta-feira (10), em primeiro turno, a PEC Emergencial. O texto ainda precisa ser aprovado em segundo turno antes de ser promulgado pelas mesas da Câmara e do Senado. A proposta da PEC prevê a recriação do auxílio emergencial em troca de medidas de rigidez fiscal.

Suspeição de Moro

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu o julgamento de suspeição do ex-juiz Sergio Moro nas condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ministro Kassio Nunes pediu vista do processo e o placar da votação está em 2 a 2. Mas o que acontece se o STF decidir pela suspeição de Moro? Todos os atos praticados pelo ex-juiz serão anulados, assim como as provas e os depoimentos dos processos envolvendo o ex-presidente Lula.

Sergio Moro

Os advogados de Lula planejam entrar com ação cível e criminal para responsabilizar o ex-juiz Sergio Moro. A equipe jurídica estuda alternativas, como uma ação de indenização por danos materiais ou uma ação no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A apuração da CNN mostra que os advogados também cogitam pedir que a ação seja julgada em segunda instância para tornar Moro inelegível em 2022.

Vacina contra Covid-19

O governo brasileiro pediu interferência à embaixada da China em Brasília para obter 30 milhões de doses da vacina BBIBP-CorV, produzida pela Sinopharm, ainda no primeiro semestre deste ano. Segundo a analista da CNN Raquel Landim, o ofício foi enviado na segunda-feira (8) pelo secretário-executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, ao embaixador chinês.

Pandemia

O Ministério da Saúde confirmou nesta terça-feira (9) 1.972 novas mortes por Covid-19 registradas nas últimas 24 horas. Esse é o novo recorde de óbitos confirmados em um único dia no Brasil ao longo da pandemia.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

 

 

Mais Recentes da CNN