Ator Orlando Drummond morre aos 101 anos no Rio de Janeiro

Humorista e dublador ficou conhecido por protagonizar o papel do personagem "Seu Peru" da "Escolinha do Professor Raimundo"

Foto: Reprodução/Instagram/@orlandodrummond

Renato Barcellos, da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

Mais conhecido por interpretar o papel de “Seu Peru” no programa de humor “Escolinha do Professor Raimundo”, o ator Orlando Drummond morreu nesta terça-feira (27), aos 101 anos, de falência múltipla dos órgãos.

Orlando Drummond foi internado em maio por conta de uma infecção urinária no hospital Quinta D’Or, na Zona Norte do Rio de Janeiro, mas faleceu em casa, segundo o hospital.

O ator deixa dois filhos, cinco netos e três bisnetos.

Além de diversos papéis na televisão e no cinema, Drummond também ficou marcado por dublar o cachorro Scooby Doo por 35 anos.

Outras famosas dublagens dele são Alf (em Alf: O ETeimoso), o marinheiro Popeye, Vovô Cão e Dr. Urso Marrom (Peppa Pig), Vingador (em Caverna do Dragão), Frajola, Patolino, Gargamel (no desenho dos Smurfs) e Papai Smurf (no filme).

Em 2019, o centenário de Drummond foi homenageado durante o carnaval carioca pelo Diversão Brasileira, bloco que reúne dubladores e fãs de dublagem. Um ano antes, o ator participou do bloco quando a celebração foi em volta das novelas mexicanas.

Nascido em 18 de outubro de 1919, no bairro de Todos os Santos, zona norte do Rio de Janeiro, Drummond foi criado em uma família de nove irmãos.

Segundo nota enviada pelo Centro Globo de Comunicação, Orlando Drummond iniciou a carreira em 1942 como contrarregra na rádio Tupi, onde conheceu amigos como Bibi Ferreira, Carlos Machado, Olavo de Barros e Paulo Gracindo, que, como diretor de teatro, ajudou a torná-lo um radioator. A partir daí, não parou mais.

Na Globo, além da interpretação como Seu Peru, Orlando participou do ‘Chico Anysio Show’ (1988), do humorístico ‘Zorra Total’ (1999), da telenovela ‘Caça Talentos’. No cinema, atuou nos filmes ‘Rei do Movimento’ (1954), ‘Angu de Caroço’ (1955), O ‘Doce Esporte do Sexo’ (1971), ‘Bonga, O Vagabundo (1971) e ‘Amazônia Misteriosa (2005).

Mais Recentes da CNN