Aulas presenciais serão retomadas em escolas estaduais de 36 cidades do RJ

O anúncio foi feito pelo governador Claudio Castro nesta quarta-feira (11). Até a próxima sexta-feira o novo decreto deve ser publicado 

Aulas em 2020 foram dificultadas pela pandemia, mas Inep ainda não possui dados sobre este período
Aulas em 2020 foram dificultadas pela pandemia, mas Inep ainda não possui dados sobre este período Foto: Daniel Teixeira/Estadão Conteúdo

Helena Vieira e Camille Couto, da CNN Rio 

Ouvir notícia

Em agenda pública nesta quarta-feira (11), o governador Claudio Castro disse à imprensa que as aulas presenciais nas escolas estaduais, que estavam suspensas em 36 municípios do Rio de Janeiro, serão retomadas.

Até a próxima sexta-feira (13), ele fará mudança no decreto. “Nós manteremos as escolas abertas, estamos acertando o decreto agora. Comigo aqui, agora, a escola será a última coisa a fechar. Não tem por que estar falando em ter jogo de futebol e outras coisas e a escola continuar fechada”, informou Castro. 

Segundo o governador, para os alunos que não se sentirem confortáveis de voltar às aulas presenciais, haverá a opção do ensino híbrido. “Então, eu já pedi ao secretário de educação que também oferte o modelo a distância para que o aluno que não se sinta confortável, mas a orientação clara é a escola aberta.”   

O sindicato dos profissionais de educação do Rio de Janeiro (Sepe/RJ) informou à CNN que vê com preocupação esse retorno das aulas presenciais. “Os profissionais de educação repudiam a atitude de Castro que, mais uma vez, se alia àqueles que não têm compromisso com a vida humana e com o combate à uma pandemia que já vitimou dezenas de milhares de cidadãos fluminenses”, informaram em nota. 

No dia 9 de agosto, o governo do estado suspendeu as aulas presenciais em escolas de 24 municípios, incluindo a capital, por entrarem na bandeira vermelha, que indica alta taxa de transmissão da Covid-19. Outros 12 municípios já estavam com as aulas presenciais suspensas anteriormente, por conta do crescimento do número de casos da doença. 

Segundo a secretaria de educação, neste período, as unidades escolares continuaram funcionando com atividades administrativas, como a retirada de material escolar e do kit alimentação. A prefeitura do Rio manteve as aulas presenciais nas escolas do município.

Tópicos

Mais Recentes da CNN