Auxílio emergencial, avanço da COVID-19 nos EUA e mais da tarde de 7 de abril
5 Fatos Tarde, apresentado por Luciana Barreto, repercute coronavoucher e coronavírus pelo mundo
As novidades sobre o pagamento do auxílio emergencial - o chamado 'coronavoucher' - o avanço do coronavírus nos Estados Unidos, o isolamento no Brasil e os sinais de recuperação na Europa estão entre os destaques do 5 Fatos Tarde desta terça-feira, 7 de abril de 2020, apresentado por Luciana Barreto.
Casos nos EUA
Nos Estados Unidos, país com o maior número de infectados pelo novo coronavírus, o presidente Donald Trump voltou a alertar que esta será uma semana "difícil". O país tem mais de 360 mil infectados e 11 mil mortos, a maior parte deles em Nova York. Os dados são da Universidade Johns Hopkins. Nove em cada dez americanos estão em isolamento.
Quarentena no Brasil
No Brasil, pesquisa Datafolha mostra que 28% dos brasileiros não estão seguindo as orientações de ficar em casa durante a pandemia. O Datafolha ouviu cerca de 1,5 mil brasileiros, por telefone, entre os dias 1º e 3 de abril e tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. A orientação de ficar em casa vem do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Recuperação na Europa
No mundo, em um universo de quase 1,5 milhão de infectados, cerca de 300 mil pessoas já estão curadas. A Europa começa a dar sinais de recuperação. A situação na Espanha é mais preocupante. Depois de quatro dias de queda, o país voltou a ter aumento no número de mortes: foram 743 em 24 horas. No Reino Unido, o primeiro-ministro Boris Jonhson permanece na UTI e respira sem a ajuda de aparelhos.
COVID-19 na África
O avanço da doença na África tem preocupado a OMS. Já são mais de 10 mil infectados no continente e quase 500 mortos, em 52 países. Sobre um possível teste de vacina no continente, que sofre com a pobreza e a falta de equipamentos, o diretor da OMS, Tedros Adhanom, que é africano, disse que "o continente africano não será tratado como um campo de testes para vacinas" e que "essa mentalidade colonial precisa parar".
Luz na economia
No mundo econômico, a possível retração do coronavírus na Europa e em Nova York e a fala do presidente Trump de que "vê luz no fim do túnel" animou os mercados ontem. No Brasil, a instabilidade política atrapalhou um pouco. Mas hoje o mercado mostrou otimismo e abriu em forte alta.
E na internet...o 'coronavoucher'
O assunto mais buscado é o auxílio emergencial. As dúvidas das pessoas se concentram em como receber o dinheiro e qual é o aplicativo que precisa ser baixado para participar do programa.