Auxílio emergencial, deputado afastado da Alesp e mais notícias de 2 de abril

5 Fatos Manhã repercute principais notícias do Brasil e do mundo

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

O recorde da média móvel de mortes por Covid-19 no Brasil, o afastamento do deputado estadual Fernando Cury (Cidadania-SP) e as declarações do presidente Jair Bolsonaro sobre o auxílio emergencial estão entre os destaques do 5 Fatos Manhã desta sexta-feira, 2 de abril de 2021.

Recorde da média móvel

Pela primeira vez desde o início da pandemia, a média móvel de mortes por Covid-19 superou a  marca das 3 mil vítimas no Brasil. O total de óbitos no país já passa dos 325 mil. Em São Paulo, mais de 26,5 mil infecções foram registradas em 24 horas.

Sputnik V

A Anvisa recebeu solicitações de nove estados para autorização excepcional de importação de doses da vacina russa Sputnik V contra a Covid-19. Bahia, Acre, Rio Grande do Norte, Maranhão, Mato Grosso, Piauí, Ceará, Pernambuco e Sergipe fizeram o pedido à agência. O uso emergencial do imunizante ainda é analisado.

Vacina de Oxford

A Fiocruz entrega hoje ao Ministério da Saúde 1,37 milhão de doses da vacina Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19. Com a remessa, a fundação finaliza cronograma de março e chega a 4,2 milhões doses entregues ao Programa Nacional de Imunização.

Cury afastado

A Assembleia Legislativa de São Paulo afastou por seis meses o deputado estadual Fernando Cury (Cidadania) por assediar a deputada Isa Penna (PSOL). O plenário da Casa aprovou a decisão por unanimidade, com 86 votos. Fernando Cury disse que recebeu a notícia do afastamento com serenidade.

‘Quebra-galho’

O presidente Jair Bolsonaro disse que a nova rodada do auxílio emergencial é um “quebra-galho” e que o recurso é pequeno, mas é o que o governo pode fazer. Benefício começa a ser pago a partir do dia 6 de abril e os valores vão de R$ 150 para uma pessoa e R$ 375 para famílias chefiadas por mulheres.

Newsletter

Para receber as principais notícias do brasil todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

Mais Recentes da CNN