Avança proposta de criação da Região Metropolitana de Jundiaí (SP)

Medida tem como objetivo facilitar o desenvolvimento de políticas públicas conjuntas relacionadas ao planejamento regional e desenvolvimento socioeconômico

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Lucas Rocha, da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

A proposta de criação da Região Metropolitana de Jundiaí (SP) ganhou um novo capítulo nesta sexta-feira (6). O projeto foi apresentado pelo governador João Doria em audiência pública com a participação do prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, e do secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, além de outros gestores da região.

A proposta do governo do estado para a criação de novas regiões metropolitanas foi elaborada a partir de um estudo feito em parceria com a Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados). Atualmente, o estado conta com seis regiões metropolitanas: São Paulo, Campinas, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Litoral Norte, Sorocaba e Ribeirão Preto.

Segundo o governo, a medida deve facilitar o desenvolvimento de políticas públicas conjuntas relacionadas ao planejamento regional e desenvolvimento socioeconômico. A definição de região metropolitana permite a criação de novos conselhos regionais, comitês executivos, autarquias e fundos de desenvolvimento. A previsão é de que a mudança otimize os serviços públicos e facilite a cooperação entre diferentes níveis de governo.

O projeto foi discutido com autoridades de sete municípios e representantes da sociedade civil durante audiência pública no Teatro Polytheama, em Jundiaí.

A criação da Região Metropolitana de Jundiaí integra um projeto ampliado da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, com o objetivo de ampliar o nível de integração regional entre os municípios de Jundiaí, Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Louveira e Várzea Paulista, que atualmente formam um aglomerado urbano. Somadas, as sete cidades têm população de 797 mil pessoas e Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 73,43 bilhões, de acordo com o governo do estado.

Durante a audiência, Doria autorizou a Secretaria de Desenvolvimento Regional a providenciar um convênio de R$ 15 milhões em obras de infraestrutura urbana em Jundiaí.

Mais Recentes da CNN