Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Bahia envia bombeiros e aeronaves para combater incêndio em parque histórico

    Parque do Monte Pascoal abrange a primeira porção de terra do país avistada por colonizadores portugueses, além de abrigar grande biodiversidade; reforço foi deslocado ao local do incêndio na segunda-feira (20)

    Da CNN

    O Governo da Bahia, por meio do Programa Bahia Sem Fogo, enviou um grupo de 35 bombeiros militares e duas aeronaves modelo Air Tractor para o município de Porto Seguro na segunda-feira (20), com o objetivo de unir esforços e ampliar o suporte no combate aos incêndios florestais que atingem o Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal.

    A iniciativa conta com a mobilização da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), do Corpo de Bombeiros Militar (CBMBA) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

    A chegada dos bombeiros visa unir esforços junto aos combatentes das brigadas voluntárias, dos agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), após solicitação da Superintendência de Políticas para os Povos Indígenas, vinculada à Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi).

    Veja também: MS registra 1.072 queimadas na primeira quinzena do mês

    No domingo (19), a superintendente Patrícia Pataxó fez articulação junto ao comandante do Corpo de Bombeiros, Adson Marchesini, solicitando o apoio para o combate ao fogo. Após ação conjunta com a Sema, os bombeiros deram início à intervenção no local.

    Localizado no extremo sul da Bahia, o Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal é o único do país a ter esta classificação por abranger a primeira porção de terra do Brasil avistada pelos colonizadores portugueses, além de abrigar uma grande diversidade de animais e plantas.

    Também estão envolvidas no combate as instituições Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e a Superintendência de Assuntos Indígenas de Porto Seguro.

    Programa “Bahia Sem Fogo”

    Criado em 2010, o programa Bahia Sem Fogo atua na prevenção e combate a incêndios florestais na Bahia. Coordenado pela Sema, em colaboração com diversas entidades governamentais, visa proteger áreas de Unidades de Conservação (UCs), fornecendo infraestrutura, logística e treinamento para equipes de combate.