Balneário Camboriú instalará geotubos para tentar conter desnível na praia
Previsão é de que o material para reparação chegue à cidade até novembro; imagens dos degraus viralizaram na internet
A prefeitura de Balneário Camboriú (SC) informou que vai instalar geotubos na cidade como forma de reprimir o desnível que surgiu na semana passada na praia do Litoral Norte. As escarpas, nome dado ao fenômeno de degraus gigantes de areia, apareceram após a ocorrência de ressacas.
O trecho do desnível passou, em 2021, por uma megaobra para alargamento da faixa de areia. O engenheiro Toni Frainer, que foi um dos fiscais deste projeto, informou à CNN que as escarpas são um fenômeno já previsto neste tipo de obra.
“O projeto da obra já previa no perfil de construção areia a mais para suprir a conformação e equilíbrio da praia ao longo do tempo”, pontuou.
Ainda conforme Toni, as escarpas surgem após eventos com mais energia de ondas –como as duas ressacas que ocorreram recentemente em Balneário Camboriú, uma no inverno e outra há poucas semanas.
As escarpas apareceram em torno de 200 metros dos 5,8 km de areia contemplados na obra de alargamento, conforme esclareceu o engenheiro. O local está sendo monitorado pela prefeitura.
Ainda segundo Toni, o projeto prevê que, em 100 anos o alargamento estará protegendo a orla inteira contra o avanço da água, que antes invadia a avenida e provocava alagamento na cidade.
Em nota, a prefeitura de Balneário Camboriú explicou que os geotubos são bolsas de contenção que são colocadas em locais afetados, cobertos, posteriormente, com areia.
*sob orientação de Bárbara Brambila.