Bandidos ateiam fogo em barricadas e impedem funcionamento de escolas e unidades de saúde no Complexo do Salgueiro
A Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro reforça o policiamento na região de São Gonçalo
Moradores do Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, região metropolitana do Rio, relatam que bandidos estão ateando fogo em barricadas espelhadas pelas ruas das favelas. Em vídeo, é possível ver que carros que foram incendiados e utilizados como barricadas em uma das ruas da região.
A Secretaria de Estado de Polícia Militar informou que policiais do 7º Batalhão de Polícia Militar de São Gonçalo reforçaram o policiamento no entorno da comunidade e até o momento, não há informação de prisões, apreensões ou feridos.
A violência afeta amplamente a vida na região. De acordo com a secretaria de educação da Prefeitura de São Gonçalo as escolas municipais Pastor Haroldo Gomes, Carlos Drummond de Andrade, Professora Niuma Goulart Brandão, João Aires Saldanha, Umei Professora Natalina Muniz de Oliveira, Salgado Filho e Marinheiro Marcílio Dias localizadas no Complexo do Salgueiro não estão funcionando nesta quarta-feira (4). Sete unidades no total. A Secretaria Estadual de educação informou que três escolas precisaram ser fechadas, afetando, pelo menos 650 estudantes.
Pelo mesmo motivo, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo disse que as unidades de saúde da família Carlos Chagas, Palmeiras, Albert Sabin, CSU Salgueiro, Leôncio Corrêa e Neuza Goulart Brizola também não vão funcionar hoje.
Os moradores ficam com medo da violência no local. Até para ir ou voltar do Complexo do Salgueiro a situação fica complicada. Segundo a Federação das Empresas de Mobilidade do Estado do Rio de Janeiro, a Semove, o funcionamento de 10 linhas de ônibus foi alterado, afetando o trajeto de 33 ônibus, no total.
Para os moradores que vão em direção ao Complexo do Salgueiro, a Semove informa que as linhas só estão operando até o Rodo e Itaúna.
São elas:
Ônibus Intermunicipais
- 400M – Palmeiras X Niterói (Porto Velho) – 4 ônibus
- 1400M – Palmeiras X Niterói (Via Nova Cidade) – 1 ônibus
- 402M – SÃO LOURENÇO X Niterói (Via Porto Velho) – 2 ônibus
- 3400M – Palmeiras X Niterói (Via BR101) – 4 ônibus
- 412M – SÃO LOURENÇO X Niterói (Via BR) – 5 ônibus
Ônibus Municipais
- 38 – São Lourenço X Fórum – 1 ônibus
- 55 – Palmeiras X Alcântara (Via Nova Cidade) – 1 ônibus
- 55B – Palmeiras X Fórum – 1 Carro
- 55C – São Lourenço X Alcântara (Via Nova Cidade) – 6 ônibus
- 55CA – São Lourenço X A Alcântara (Via Trindade) – 8 ônibus