Base de Alcântara tem uma posição geográfica muito boa para lançamento, diz especialista
O cientista Pedro Pellota explicou à CNN como será o lançamento do foguete sul-coreano, que será realizado do Brasil
Nesta segunda-feira (19), Pedro Pallotta, divulgador científico e especialista no tema espacial, falou à CNN sobre o lançamento de um foguete do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão.
Este será o primeiro do resultado da parceria estabelecida no início do ano entre a Força Aérea Brasileira (FAB), através do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), e a empresa sul-coreana Innospace. O voo está previsto para na próxima terça-feira, às 6 da manhã.
Pallota explicou que a base de Alcântara tem uma posição geográfica muito boa para lançamento de foguetes, principalmente por estar localizado próximo ao Equador. “Temos um potencial muito grande desperdiçado ao longo das últimas décadas, que hoje é um problema em relação a outros países, como EUA, Rússia, China, Índia, entre outros”.
O especialista explicou ainda que a carga que será lançada será um sistema de navegação inercial. “É um nome complicado, mas vai auxiliar na navegação, podendo definir o norte do planeta certinho — o Norte Geográfico, como a gente chama com bastante precisão”.
“É uma tecnologia desenvolvida aqui no Brasil — o que é muito bom — e foi disponibilizado para as Forças Aéreas do Brasil para lançar essa tecnologia sem custo nenhum”, destaca.