SP: Bilhete Único sem cadastro não terá recarga a partir desta sexta-feira (16)

Medida busca combater fraudes no sistema de transportes da capital paulista; em 1º de setembro, cartões não-personalizados serão desativados

Bilhete Único em catraca de ônibus em São Paulo
Bilhete Único em catraca de ônibus em São Paulo Foto: Tiago Queiroz/Estadão Conteúdo

Gregory Prudenciano, da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

Dando prosseguimento à estratégia de acabar com os cartões de Bilhete Único sem identificação na cidade de São Paulo, a SPTrans definiu esta sexta-feira (16) como última data para que os usuários do transporte público que têm Bilhetes Únicos não vinculados a seus CPFs façam a associação, seja virtual ou presencialmente. 

Com a medida, cartões que não estiverem vinculados a um CPF até o fim do dia não poderão mais ser recarregados. No entanto, os bilhetes poderão ser utilizados no sistema enquanto tiverem crédito. 

A mudança, explica a SPTrans, visa combater fraudes envolvendo os Bilhetes Únicos. Ao permitir somente cartões associados a CPFs, fica mais fácil identificar quem está utilizando os cartões. 

A próxima etapa será a completa desativação dos Bilhetes Únicos sem cadastro, marcada para acontecer no dia 1º de setembro. Até lá, usuários que usam cartões que não sejam personalizados, ainda que tenham sido vinculados a um CPF até o dia 16 de julho, precisarão substituir esses bilhetes pelas versões personalizadas – o saldo do cartão antigo será transferido para o novo -, em que o nome do usuário aparece impresso no Bilhete Único. 

A seguir, saiba como associar seu cartão sem identificação ao seu CPF e como pedir um novo cartão personalizado.

Como fazer a associação? 

Se o seu Bilhete Único tem o número de identificação iniciado por 59, 71 ou 110, é necessário fazer a vinculação até esta sexta-feira. Neste link você precisa selecionar a opção “Associe seu Bilhete Único sem cadastro ao seu CPF”. Outro caminho é por este link, mas só no caso de você já ter uma conta no site da SPTrans. 

Outra opção é fazer a associação presencialmente, em um dos postos de atendimento da SPTrans. Aqui você confere a lista de endereços dos postos.

Como já pedir um novo cartão personalizado?

Só associar não basta. Depois de 1º de setembro, só poderão ser recarregados os Bilhetes Únicos que são personalizados, isto é, não só são associados a um CPF como também trazem o nome do usuário impresso. 

O cadastro para o Bilhete Único personalizado precisa ser feito virtualmente neste link. Depois de concluir o cadastro e solicitar um novo cartão, o Bilhete Único pode ser retirado um dos postos de atendimento da SPTrans. 

Mais Recentes da CNN