Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Bolsonaro autoriza envio de Forças Armadas para combater desmatamento em PA e RO

    Tropas foram solicitadas pelos governadores. Governo federal ainda não informou quando militares chegarão às regiões afetadas

    Área desmatada na Floresta Nacional do Jamanxim, no Pará
    Área desmatada na Floresta Nacional do Jamanxim, no Pará Foto: Amanda Perobelli/Reuters (11.set.2019)

    Rudá Moreira, da CNN em Brasília

    Ouvir notícia

    O presidente Jair Bolsonaro autorizou o envio das Forças Armadas aos estados de Rondônia e Pará para o combate a focos de incêndio e ações preventivas contra o desmatamento ilegal. O despacho foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União, neste sábado (9).

    A utilização das tropas nos dois estados foi solicitada pelos respectivos governadores após decreto presidencial publicado na última quinta-feira (7), que previa esse envio de militares aos estados da Amazônia Legal que solicitassem a ajuda federal. As Forças Armadas poderão atuar nos estados da região entre 11 de maio e 10 de junho de 2020.

    Leia também:

    Mesmo com pandemia, desmatamento da Amazônia em abril bate recorde

    A assessoria de imprensa do Ministério da Defesa não informou a data exata para a chegada das tropas nos estados. Segundo a Defesa, essa informação tem que ser divulgada pela equipe do vice-presidente Hamilton Mourão, que coordena o Conselho da Amazônia Legal e, consequentemente, as ações de combate a incêndios florestais e desmatamento ilegal na região. A assessoria da vice-presidência afirmou à CNN que divulgará esses detalhes à imprensa “tão logo seja possível”.

    A medida foi anunciada a partir de dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgados na última semana. Segundo o relatório do Inpe, o desmatamento ilegal na área aumentou nos primeiros meses de 2020.

    Mais Recentes da CNN