Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Bombeiros resgatam anta ferida em incêndio no Parque Nacional de Brasília

    Incêndio na área de conservação chega ao 4º dia, e brigadistas começam busca por animais afetados

    Carol Rositoda CNN , em Brasília

    Equipes do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) encontraram, nesta quarta-feira (18), uma anta ferida em decorrência do incêndio no Parque Nacional de Brasília.

    O animal foi resgatado com o auxílio de veterinários e encaminhado à área de atendimento do Zoológico de Brasília. Ainda no local, especialistas realizaram atendimento emergencial.

    O resgate durou cerca de duas horas. A anta adulta foi encontrada sozinha, com ferimentos pelo corpo e as quatro patas queimadas.

    De acordo com servidores do ICMBio que acompanharam o resgate, o animal estava bastante arisco e precisou ser sedado para que o transporte ocorresse de forma segura.

    Após quatro dias de trabalho dos combatentes, este foi o primeiro resgate de animal silvestre desde domingo (15), quando um incêndio de grandes proporções atingiu o parque.

    Imagem mostra anta encontrada no Parque Nacional de Brasília • Divulgação

    Nesta quarta-feira, foi montada uma tenda de apoio para atender e resgatar animais que aparecessem feridos. A tenda realiza atendimento emergencial e encaminha os animais para hospitais veterinários.

    Segundo o secretário do Meio Ambiente e Proteção Animal do Distrito Federal, Gutemberg Gomes, o incêndio ainda não está completamente controlado, mas o fogo foi contido.

    Isso significa que não há focos grandes de queimada, mas há um alto risco de reignição, e, por isso, os trabalhos locais continuam. Segundo o secretário, porém, a contenção do fogo pode representar uma melhora na coluna de fumaça que encobriu a capital federal nos últimos dias.

    “O fogo já está contido, não está controlado, mas a sociedade, e principalmente os moradores da parte norte, podem ficar tranquilos, porque fogo contido significa menos fumaça”, disse Gomes.

    Até o momento, 1.473 hectares do parque foram destruídos pelo incêndio, o equivalente a 818 campos de futebol. O valor representa 3,5% da área total, que tem quase 42 mil hectares.

    “A gente imagina que os animais tiveram condições de sair do fogo e foram para outra área que não tem esse calor todo. A boa notícia é que provavelmente não devemos presenciar aquela cena de animais machucados, porque o fogo ficou restrito a uma área menor do parque”, afirmou o secretário.

    Tópicos