Brasil chegará à COP26 em uma situação incômoda, afirma pesquisador

O especialista ainda afirmou que a emissão de gases de efeito estufa no Brasil está essencialmente ligada ao desmatamento no país

Da CNN

Em São Paulo

Ouvir notícia

Depois de dados do Observatório do Clima apontarem um aumento de 9,5% na emissão de gases de efeito estufa no Brasil, o coordenador técnico da organização afirmou, em entrevista à CNN, que o país chegará em uma situação incômoda na COP26.

“Com o desmatamento da Amazônia e do Cerrado que nós tivemos ano passado, nem a redução que houve no setor de energia foi capaz de reduzir as emissões no Brasil. Pelo contrário, elas aumentaram 9,5%. Então, estamos chegando para uma Conferência de Clima em que todo mundo está trabalhando para o esforço de reduzir as emissões em uma situação, no mínimo, incômoda e até constrangedora de estar aumentando muito as emissões no momento que a gente tem que reduzi-las”, afirmou Tasso Azevedo.

O especialista ainda afirmou que a emissão de gases de efeito estufa no Brasil está essencialmente ligada ao desmatamento no país.

“As emissões de gases de efeito estufa, no caso brasileiro, estão muito ligadas à forma como a gente lida com o território, com a terra e essencialmente com o desmatamento. Metade das nossas emissões são por conta do desmatamento”, afirmou o especialista.

Mais Recentes da CNN