Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Brasil registra 8,5 mil prisões de agressores de mulheres e apreende mil armas em um mês

    Operação Shamar, do Ministério da Justiça, tem objetivo de combater a violência contra a mulher em todo o país

    Elijonas Maiada CNN , em Brasília

    O Brasil registrou 7.052 prisões em flagrante e 1.432 mandados de prisão em aberto por violência doméstica e familiar de 21 de agosto a 15 de setembro.

    Os dados serão divulgados na tarde desta segunda-feira (18) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, responsável por coordenar a Operação Shamar.

    Ao todo, as forças de segurança dos estados apreenderam em um mês 473 armas de fogo e 612 armas brancas, como facas e canivetes.

    No período da operação, 86.224 vítimas foram atendidas e 60.775 boletins de ocorrência foram registrados na polícia.

    As principais ocorrências registradas são: descumprimento de medida protetiva de urgência, ameaça, sequestro e cárcere privado, perseguição, estupro, lesão corporal, injúria e o feminicídio.

    Além das ações repressivas, as Delegacias da Mulher promoveram atos preventivos, com o objetivo de incentivar a população a se manifestar diante dos casos de violência. A iniciativa contou com a distribuição de panfletos informativos em regiões mais afastadas dos centros das capitais.

    Na tarde desta segunda, o ministro Flávio Dino, o secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, e o diretor de Operações Integradas e de Inteligência, Romano Costa, detalham os dados em cerimônia no Palácio da Justiça.

    Veja também: Violência doméstica atinge mulheres de todas as classes sociais, diz diretora do Me Too BR

    Tópicos