Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Brasil ultrapassa 1,2 milhão de casos de dengue

    Painel do Ministério da Saúde também aponta 278 mortes pela doença

    Aedes aegypti é o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya
    Aedes aegypti é o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya Joao Paulo Burini/GettyImages

    Letícia Cassianoda CNN*

    O Brasil ultrapassou 1,2 milhão de casos de dengue nesta segunda-feira (4), dois dias após o ‘Dia D de Mobilização Contra a Dengue’, que aconteceu em todos os estados e no Distrito Federal.

    O número representa apenas os casos contabilizados a partir de 2024. Ao todo, são 1.212.263 casos até a tarde de hoje, pouco menos do que o total de ocorrências da doença em todo o ano de 2023, que foi de 1,6 milhão.

    Além da alta incidência de contaminação, o número de mortes também é expressivo. São 278 mortes por dengue comprovadas até então e pelo menos 744 em investigação para saber se há relação com a doença.

    No entanto, ao observar a curva de casos prováveis, percebe-se que houve uma queda entre a 8ª e a 9ª semana do ano. Enquanto na semana passada o número de casos chegou a 204.305, nesta semana foram registrados 72.470 diagnósticos.

    Apesar da desaceleração no contágio de dengue, ainda é um alerta, já que a linha segue acima da média.

    Estados em vermelho

    No mapa do Brasil, a região Sudeste apresenta a maior concentração de casos junto com Goiás, Paraná, Acre e Santa Catarina. O Distrito Federal lidera o coeficiente de incidência e Minas Gerais é o estado com maior número de casos prováveis, 407.977.