Anomalia de chuva e mais calor que o normal: o que esperar do tempo em maio

Sul deve encarar, pelo menos, uma frente fria por semana; Sudeste vai ter menos chuva que em abril, enquanto no Centro-Oeste as tarde devem ser mais quentes que o normal

Luan Leão, da CNN, em São Paulo
Vista do pôr do sol na região da Pompeia, na zona Oeste de São Paulo. Imagem de arquivo
Vista do pôr do sol na região da Pompeia, na zona Oeste de São Paulo  • Marcelo D. Sants/Ato Press/ Estadão Conteúdo
Compartilhar matéria

O mês de maio deve ser de menos chuva na maior parte do Brasil, depois de um mês de abril com chuva acima do esperado em regiões como o Centro-Oeste e Sudeste do país.

Mesmo com a previsão da redução gradativa de chuva, segundo a Nottus Meteorologia, o Norte deve ter a cheia dos rios na região. Na quarta-feira (30), o Serviço Geológico do Brasil (SGB) apontou um cenário de cheia expressiva para os rios Negro, Solimões e Amazonas em 2025.

No Amazonas, as cheias dos rios já afetaram cerca de 144 mil pessoas. Até a última terça-feira (29), o governo do estado informou que 36 municípios estão em estado de atenção, além deles, 13 municípios decretaram situação de emergência e outros 13 em estado de alerta.

Do outro lado do país, o Sul deve ter a volta de chuva na região. De acordo com a Nottus, é esperado pelo menos uma frente fria por semana, com a primeira sendo entre os dias 7 e 12 de maio. O sistema pode provocar temporais e trazer o frio antes do dia das mães. A frente fria é um bom sinal para o varejo e também para o agro.

“Vai ser muito bom para o varejo de roupas de outono-inverno, ano passado fez calor e não se vendeu muito. Além disso, com chuvas regulares e temperatura perto do normal o clima deve ser bom para o desenvolvimento da safra de inverno”, explica Alexandre Nascimento, meteorologista da Nottus.

No Sudeste, a previsão é de que o mês de maio seja de menos chuva se comparado com abril. Em parte de São Paulo - incluindo a capital -, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, é esperado chuva abaixo da média para o mês, com temperaturas um pouco acima do normal.

“Pelo interior o clima será ameno durante as madrugadas e com bem mais calor do que o normal durante as tardes”, afirmou Nascimento. Um panorama parecido é previsto para o Centro-Oeste, com tardes quentes. Na região, o tempo seco também favorece a colheita da segunda safra do meio para o final de maio.

Para o Nordeste, a previsão é de chuva em grande quantidade no litoral norte. Os primeiros dias do mês devem ser chuvosos, em especial, no litoral baiano. No interior, possibilidade de pouca chuva e calor durante as tardes.