Anvisa apreende e proíbe venda de lote adulterado de Mounjaro
Medida da Agência Nacional de Vigilância Sanitária suspendeu o armazenamento, comercialização, distribuição, importação e o uso do produto

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) suspendeu, nesta segunda-feira (13), o armazenamento, comercialização, distribuição, importação e o uso de um lote falso do medicamento Mounjaro.
A medida apreendeu o lote D719674C do medicamento Mounjaro ® Kwikpen 15 MG, de responsabilidade da empresa 60.713.142 Juliana Salzano Di Bacco.
Segundo a empresa detentora do registro, Eli Lilly do Brasil Ltda, a embalagem do medicamento tem um lote válido, mas é destinada a outros países (Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Catar).
Já a caneta dentro da embalagem possui rótulo falsificado, com informações que não batem com os registros da empresa, ou seja, o medicamento foi adulterado.
Além do Mounjaro, a Anvisa também determinou a apreensão de diversos produtos fitoterápicos de origem desconhecida. Confira a lista abaixo:
- Canela de Velho;
- Canela de Velho com Sucupira;
- Canela de Velho com Sucupira Wra;
- Cloreto de Magnésio P.A + Sucupira + Canela De Velho Status Verde;
- Canela de Velho com Sucupira Natuviva;
- Suplemento Articular Canela de Velho Natuvite;
- Canela de Velho com Sucupira e Cloreto de Magnésio P.A. Natuviva;
- Canela de Velho com sucupira 100% Natural Fonte Verde;
- Canela de Velho Fito Green;
- Herbais Canela de Velho Denature;
- Canela de Velho com Cloreto de Magnésio Fonte Verde;
- Canela de Velho Sollo Nutrition;
- Canela de Velho Essentialpure;
- Canela de Velho Composta Ns Produtos Naturais;
- Canela de Velho, Canela De Velho Suplemento Maria Brasil.
De acordo com o órgão, os produtos estavam sendo vendidos e anunciados pela internet sem registro, notificação ou cadastro na Anvisa, além de serem fabricados por empresas desconhecidas.
A CNN Brasil tenta contato com a empresa 60.713.142 Juliana Salzano Di Bacco. O espaço segue em aberto.
Toxina botulínica
A medida atingiu também os lotes P22179 e W26232 da toxina botulínica Dysport 500 U, da empresa Beaufour Ipsen Farmacêutica Ltda. Os produtos devem ser apreendidos e ficam proibidos de serem comercializados, distribuídos e utilizados.
A empresa detentora do registro do medicamento, Beaufour Ipsen Farmacêutica Ltda, informou a identificação de unidades falsificadas, uma vez que os produtos não correspondem a lotes genuínos do produto Dysport® 500U. Foram identificadas ainda diversas desconformidades em relação às características do produto original, confirmando que se tratam de unidades falsificadas.


