Anvisa proíbe marca de vender melatonina e vitaminas; veja quais

Proibição acontece por falta de segurança de uso sublingual; empresa afirma que retirou menção ao uso nas embalagens

Guilherme Gama, da CNN, São Paulo
"Melatonina Alta Absorção" é um suplemento desenvolvido para promover um sono tranquilo e restaurador, de acordo com a Always Fit.  • Reprodução
Compartilhar matéria

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta terça-feira (27), a suspensão da comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso — e o recolhimento de todos os lotes — de cinco produtos da marca Always Fit. Entre os suplementos alimentares proibidos estão melatonina indicada para insônia e vítimas para dores musculares.

O órgão de fiscalização argumenta que a medida foi motivada pelo fato desses produtos possuírem em sua composição ingredientes que não foram avaliados quanto à segurança de uso sublingual. Veja produtos proibidos:

  • Suplemento alimentar líquido de melatonina
  • Suplemento alimentar líquido de melatonina spray
  • Suplemento alimentar líquido de óleo de semente de abóbora
  • Suplemento alimentar líquido da linha curcumais
  • Suplemento alimentar em gotas de metil-b9b12

As substâncias administradas via sublingual são metabolizadas de forma diferente daquelas que são ingeridas e absorvidas no intestino, esclarece a Anvisa. Por esse motivo, os limites mínimos e máximos para nutrientes e substâncias bioativas são definidos por outra norma da agência.

Os produtos foram considerados irregulares por não apresentarem a documentação exigia para uso sublingual e, portanto, “não possuem segurança de uso da forma como estão sendo indicados”, como afirma a Anvisa.

A medida, com base na resolução nº 1.980, de 23 de maio de 2025, é uma forma da agência para mitigar o risco sanitário a que a população está exposta.

Em resposta à CNN, a empresa Always Fit disse que não foi formalmente intimada pela Anvisa e já adotou todas as medidas corretivas, removendo qualquer referência à via sublingual de seus rótulos e materiais digitais.

A empresa disse que os produtos seguem sendo oferecidos para uso oral, com a mesma qualidade, composição e segurança.