Apagão: SP, MG, RJ e PR foram os estados mais afetados
Origem da interrupção de energia foi um incêndio no reator da Eletrobras, na subestação de Bateias, no Paraná

De acordo com informações apuradas pela CNN, os quatro estados mais atingidos pela interrupção de energia, que aconteceu na madrugada desta terça-feira (14), foram São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná.
Segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), em São Paulo foram afetados 2,6 GW, seguido de Minas Gerais (1,2 GW), Rio de Janeiro (900 MW) e Paraná (900 MW).
A origem do problema aconteceu na subestação de Bateias, no estado do Paraná. Segundo fontes do Ministério de Minas e Energia, um reator da Eletrobras pegou fogo, o que ocasionou a interrupção de energia.
Ainda de acordo com o ONS, houve perturbação de grande porte no Sistema Interligado Nacional (SIN), com desligamento controlado de cerca de 10 GW de carga, para evitar o escalonamento da interrupção e minimizar os impactos aos consumidores.
Veja também: O que sabemos sobre apagão que atingiu todas as regiões do país
O Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, se encontrou com representantes da ONS e com o Secretário Nacional de Energia, João Daniel Cascalho, na tarde desta terça-feira (14), para discutir o apagão. Um relatório de acompanhamento foi aberto.
Ainda segundo apuração da CNN, 90% da operação voltou em menos de 1 hora, nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. Todo o resto foi reestabelecido em até 2 horas.