Após Carnaval de sol e calor, frente fria leva risco de temporais pelo país
"Ressaca” do Carnaval será marcada por tempo abafado e condições favoráveis à formação de novas áreas de instabilidade
Depois de dias marcados por sol forte e temperaturas elevadas durante o Carnaval, a chegada de uma frente fria começa a mudar o tempo em várias regiões do país e aumenta o risco de temporais, especialmente no período da tarde e da noite.
De acordo com informações da Agência Nottus, a chamada “ressaca” do Carnaval será marcada por tempo abafado e condições favoráveis à formação de novas áreas de instabilidade.
De acordo com o meteorologista Alexandre Nascimento, os temporais devem ocorrer de forma mais isolada em São Paulo e na maior parte da Região Sul. Ainda assim, há previsão de pancadas fortes, com possibilidade de raios e rajadas de vento, principalmente entre a tarde e a noite, após dias de calor intenso.
Já nos demais estados do Sudeste, além do Centro-Oeste e da Região Norte, o cenário é de maior volume de chuva. Nessas áreas, a combinação de calor e alta umidade deve favorecer a formação de nuvens carregadas ao longo dos próximos dias.
Veja também: São Paulo tem alerta de chuvas intensas nesta quinta-feira (19)
A tendência é que a chuva aumente ainda mais na próxima semana, sobretudo na faixa centro-norte do país.
Segundo a análise meteorológica, o mês de fevereiro deve terminar com acumulados elevados, mantendo o padrão de instabilidade e exigindo atenção redobrada da população em áreas vulneráveis a alagamentos e deslizamentos.


