Brasileiros resgatados no Chile: "Foi uma jornada exaustiva", diz delegado

No resgate, 59 pessoas que estavam presas na região de Antofagasta foram salvas e estão em bom estado de saúde

Ana Julia Bertolaccini, da CNN*, Leonardo Lopes, da CNN, em São Paulo
Compartilhar matéria

Os 18 brasileiros que estavam presos durante uma nevasca no Chile foram resgatados na noite de quinta-feira (26), após uma operação de alto nível de complexidade e coordenação. Na operação foram resgatados 59 pessoas que estavam presas na rota internacional 27CH, na região do Deserto do Atacama. Nenhuma delas teve ferimentos, apenas cansaço e exaustão.

Herlys Sánchez, um dos resgatados, expressou sua gratidão ao país pelo resgate bem sucedido. “Estamos muito agradecidos ao Chile, porque se não fosse por isso, ainda estaríamos sofrendo lá em cima”, disse ele.

"Foi uma jornada exaustiva, com muitas dificuldades, dadas as complexidades enfrentadas pelas equipes de resgate, principalmente pela presença de neve, vento branco e temperaturas muito baixas, que dificultaram as tarefas operacionais de resgate.", afirmou o delegado presidencial provincial de El Loa, Miguel Ballesteros.

Os resgatados foram levados até o Cesfam de San Pedro de Atacama para avaliação, felizmente sem lesões ou situações graves até o momento. "Foi finalizada com sucesso a operação de resgate das 59 pessoas que puderam ser retiradas desde o início desta contingência climática, que afetou a região de Hito Cajón e Paso Jama.", declarou o delegado presidencial provincial de El Loa.

Relembre o caso 

Uma forte nevasca deixou diversos veículos com dezenas de pessoas presas na quarta-feira (25), em uma estrada do Chile.

Um ônibus com 20 passageiros foi localizado e evacuado. Caminhões e veículos de passeio também ficaram presos na neve e os trabalhos de resgate estavam em andamento.

Os trabalhos de resgate foram realizados pelos policiais da região de Antofagasta, cidade próxima ao destino turístico de Atacama, conhecido por muitos brasileiros.

“Com 59 pessoas resgatadas e com boa saúde, o longo dia de resgate na rota 27CH termina. O prefeito destaca o trabalho dos policiais junto aos órgãos de emergência”, segundo a polícia local publicou nas redes sociais.

O trabalho de resgate para liberar toda rodovia durou mais de 12 horas, a informação de que uma van estava com turistas brasileiros foi revelada pelo jornal O diário de Antofagasta.

Em nota à CNN, o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) informou que mantém contato com as autoridades locais durante a operação de resgate dos brasileiros. O Itamaraty reforçou que a assistência consular está de acordo com a legislação internacional e nacional, e que não divulga informações pessoais de cidadãos que requisitam os serviços.

*Sob supervisão de Pedro Osorio

Brasileiros resgatados no Chile: "Foi uma jornada exaustiva", diz delegado | CNN Brasil