Chuvas e temporais: veja previsão do tempo nesta Sexta-feira Santa no país
Mesmo com altas temperaturas, estados do Sudeste devem sofrer com instabilidades ao longo da tarde

Grande parte do Brasil recebe uma onda de mudanças nas condições meteorológicas nesta Sexta-feira Santa (3), por conta da combinação de calor e umidade, que deve trazer a ocorrência de chuvas fortes e temporais em diversas regiões do país.
De acordo com a agência de meteorologia Climatempo, embora o dia comece com estababilidade em alguns pontos, as instabilidades ganham força ao longo da tarde. Veja abaixo a previsão por região:
Sudeste
Durante a manhã, o tempo deve ficar firme, mas o aumento das temperaturas e umidades pode trazer pancadas de chuvas moderadas a fortes durante o restane do dia. O pontos que correm maior risco de sofrer com os fenômenos são o Triângulo Mineiro e o Sul do Rio de Janeiro.
Mesmo com altas temperaturas, os estados do Sudeste devem sofrer com instabilidades. A capital fluminense deve ter máximas de 34º C, enquanto São Paulo deve atingir os 30º C. Ambas tem previsão de chuva durante a tarde.
Sul
A região Sul do país também começa o dia com tempo firme, mas a influência marítima deve provocar chuvas no litoral de Santa Catarina do Paraná. A Serra Gaúcha, o interior catarinense e o nordeste paranaense devem receber pancadas mais intensas.
Entre os destaque estão as capitais Porto Alegre e Curitiba. A primeira deve ter tempo seco e calor de 30º C. Já a segunda, pode ter neblina e trovoadas.
Ciclone e frente fria elevam risco de temporais no Sul do Brasil
Centro-Oeste
Nos estados de Mato Grosso e Goiás, a previsão é de chuvas moderadas a fortes, especialmente nas áreas norte e noroeste. Cuiabá tem máxima prevista de 31º C com pancadas de chuva à tarde.
Por outro lado, o Mato Grosso do Sul deve ter predomínio de sol e tempo firme na maioria das localidades, com alerta para a baixa umidade do ar. O fator pode ficar abaixo de 30% no oeste e sudoeste do estado.
Inmet alerta para chuvas intensas em quase todo o país
Norte e Nordeste
A atuação da ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) ainda afeta regiões Norte e Nordeste do país e mantém o tempo instável. No Nordeste, há risco de temporais em estados como Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco e no norte da Bahia.
Já na região Norte, a nebulosidade aumenta ao longo do dia, com chuvas intensas previstas para todos os estados e risco de temporais isolados em Roraima e no Amazonas. O abafamento segue como destaque em toda a localidade.


