Ciclone deve causar ventos de até 120 km/h no Sul do país nesta semana
Formação do fenômeno meteorológico deixa parte do Brasil em alerta para temporais e ventania; impactos do ciclone extratropical podem ser sentidos em áreas do Centro-Sul do país até quinta-feira (11)

Com a formação de um ciclone extratropical e a chegada de uma frente fria entre esta segunda-feira (8) e terça-feira (9), o início da segunda semana de dezembro deve ser marcado pelo alerta para temporais e ventos fortes no Sul do Brasil e em áreas do Sudeste e do Centro-Oeste.
Segundo o Climatempo, os impactos dos fenômenos meteorológicos podem ser sentidos em áreas do Centro-Sul do Brasil até quinta-feira (11). A previsão é de que o ciclone aconteça em forte intensidade, alcançando uma pressão atmosférica abaixo de 1000 hPa (hectopascais), fator que facilita a formação de nuvens carregadas, com potencial para tempestades e rajadas de vento de cerca de 100 km/h.
A agência de meteorologia aponta que a formação do fenômeno começa na tarde desta segunda entre o sul do Paraguai, o nordeste da Argentina e o Rio Grande do Sul. Na madrugada da terça, o centro do ciclone se desloca para o oeste do Rio Grande do Sul e deve atingir a região da Grande Porto Alegre até a noite.
Ao longo da madrugada e da manhã de quarta-feira (10), o centro do ciclone deve alcançar o litoral do estado gaúcho. Já na quinta-feira (11), o ciclone deve avançar cada vez mais em alto-mar, e começa a se afastar do Sul do Brasil.
Entre quarta e quinta, quando estiver totalmente organizado, o ciclone pode causar rajadas de vento de 90 a 120 km/h em áreas do litoral e das regiões mais elevadas das serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Veja também: Especialista detalha como ficará o clima no verão 2026
Segundo o Climatempo, embora o processo de formação do ciclone extratropical e da frente fria estimule ventos fortes e temporais em áreas do Sudeste e do Centro-Oeste, o ciclone extratropical não vai passar sobre nenhuma área dessas regiões.
Os impactos do ciclone devem ser sentidos em áreas do centro-sul do país, com destaque para:
- Sul: entre esta segunda e quinta-feira, todos os estados do Sul do Brasil vão estar sujeitos a chuva fortes, ventos e rajadas fortes a muito fortes. Na Grande Porto Alegre (RS), o risco de temporais já deve ser alto desde a madrugada de terça. No entanto, a pior situação de ventania deve acontecer na quarta. Em Florianópolis (SC), o tempo se mantém instável entre terça e quarta, com maior risco de chuva forte e de ventania.
- Sudeste: entre as regiões que devem sentir os maiores impactos estão o estado de São Paulo, o centro-sul do Rio de Janeiro, incluindo o Grande Rio e a região serrana fluminense, o centro-sul e sudoeste de Minas Gerais, que inclui o Sul de Minas, a Zona da Mata Mineira, a Grande Belo Horizonte e o Triângulo Mineiro. As rajadas de vento mais intensas devem acontecer na quarta.
- Centro-Oeste: o maior impacto do ciclone extratropical deve ser sentido em Mato Grosso do Sul, estado mais próximo do sistema que estará passando pelo Sul do Brasil. Algumas rajadas de vento moderadas já devem acontecer nesta segunda, mas as rajadas mais intensas serão sentidas na terça.


