Ciclone extratropical: Inmet emite alerta para três regiões do país
Previsão é que chuva volumosa, ventos intensos e quedas de granizo atinjam estados do Centro-Oeste, Sul e Sudeste do Brasil entre madrugada de domingo (16) e segunda-feira (17)

O ciclone extratropical que avança pelo Rio Grande do Sul deve provocar ventos intensos e chuva volumosa no fim de semana, especificamente na madrugada de domingo (16) e segunda-feira (17). De acordo com informações do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o fenômeno meteorológico também deve se estender pelos estados do Centro-Oeste e Sudeste do país.
Diante deste avanço, o orgão emitiu um alerta, na tarde desta sexta-feira (14), de "risco de tempo severo" para as três regiões. O aviso inclui a probabilidade de pancadas de chuvas, trovoadas, quedas de granizo e rajadas de vento que podem superar os 100km/h.
As áreas do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul serão as mais afetadas. Além disso, elas também receberam um aviso de grande perigo em fase vermelha diante da previsão do temporal intenso. Ainda é provável que existam outros fenômenos severos, como tornados e downbursts no oeste e sul dos três estados.
Veja as previsões
Entre sábado (15) e domingo (16), as áreas de maior risco de temporais estão no oeste do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Nessas regiões, há grande chances de chuvas intensas, rajadas de vento e queda de granizo.
Já na segunda-feira (17), a frente fria deve se estender em direção ao Sudeste, atingindo principalmente o interior do estado de São Paulo. Veja:

Tornado no Paraná
Os alertas se tornaram mais intensos depois de um tornado que causou destruição na cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no interior do Paraná, na última sexta-feira (7). Ao todo, 700 pessoas ficaram feridas e sete mortes foram confirmadas pela Defesa Civil.
Em contato com a CNN Brasil, o climatologista e professor do Departamento de Geografia da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Francisco Aquino, explicou que a ocorrência do ciclone, não obrigatoriamente, deve causar um tornado.
Em coletiva nesta sexta-feira (14), representantes dos Inmet e da Defesa Civil, explicaram que este fenômeno se forma entre a Argentina, Paraguai, Uruguai e o extremo sul do Rio Grande do Sul. A expectativa é que novembro, registre cerca de três ocorrências do ciclone extratropical.
No entanto, mesmo que não cause estragos, é importante que a população continue acompanhando os avisos e cumpra as orientações necessárias dos dois orgãos.
O que fazer sob a ameaça de um ciclone extratropical?
De acordo com orientações divulgadas pela Defesa Civil, é recomendável:
- Evitar áreas arborizadas e não estacione veículos sob árvores;
- Recolha objetos soltos em varandas e quintais;
- Durante tempestades com raios, evite áreas abertas, estruturas metálicas e contato com água;
- Nunca atravesse áreas alagadas;
- Se um fio energizado cair sobre o veículo, permaneça dentro do carro e acione o Corpo de Bombeiros;
- Em caso de emergência, acione imediatamente a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193);
- Acompanhe atualizações pelos canais oficiais e cadastre seu celular para receber alertas enviando o CEP por SMS para 40199.
*Sob supervisão de AR.


