COP30

COP30: Príncipe William participará de reunião dos líderes em Belém

Embaixada britânica anunciou que herdeiro do trono britânico representará o Rei Charles IIl, em programação que antecede a COP30

Tayana Narcisa, da CNN
Príncipe William  • Família Real Britânica
Compartilhar matéria

A embaixada do Reino Unido confirmou nesta quinta-feira (9) que o Príncipe William, de Gales, estará em Belém (PA) para participar da Cúpula de Líderes Mundiais da COP30, nos dias 6 e 7 de novembro.

O herdeiro do trono britânico representará o pai, Rei Charles III na programação internacional que antecede a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.

A reunião de cúpula, que abrirá oficialmente a COP30, reunirá chefes de Estado, líderes de governo e representantes de organismos internacionais com o objetivo de reforçar compromissos climáticos e alinhar agendas nacionais e globais para resultados mais ambiciosos no combate à crise climática.

Antes de chegar à capital paraense, o príncipe cumprirá agenda ambiental no Rio de Janeiro, onde participará da cerimônia do Prêmio Earthshot, no dia 5 de novembro. O prêmio, criado por ele em 2020, reconhece iniciativas inovadoras para a restauração da natureza e o enfrentamento da crise climática.

O Brasil é um dos finalistas da edição de 2025 do prêmio, com duas iniciativas, entre elas o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), projeto liderado pelo governo brasileiro que propõe um modelo financeiro inédito para valorizar as florestas em pé.

O TFFF prevê um fundo global de US$ 125 bilhões e será lançado oficialmente durante a própria COP30. A COP30 deverá reunir mais de 190 países e fechar acordos globais voltados ao meio ambiente.