Frente fria encerra calor no Sudeste e abre primavera no Brasil

Nova massa de ar polar traz temporais, rajadas de vento e queda acentuada de temperatura em diversas regiões, marcando a transição de estação

Beto Souza, da CNN, em São Paulo
Chegada de nova frente fria que coloca Região Metropolitana de São Paulo em situação de risco, trazendo temporais, chuva generalizada moderada a forte, raios, rajadas de vento fortes (60-80 km/h)  • Alan Cardoso
Compartilhar matéria

Uma nova frente fria avança pelo Brasil nesta segunda-feira (22), pondo fim à onda de calor e inaugurando a primavera, que começa a partir das 15h19. As informações são da Climatempo.

Com a chegada da nova estação, uma massa de ar polar provoca uma queda de temperatura em parte do país. Há risco de temporais e rajadas de vento fortes no Sul e Sudeste, com alertas em regiões como a Grande São Paulo e litoral do Rio de Janeiro, podendo causar alagamentos e transtornos no fornecimento de energia.

No Centro-Oeste, as instabilidades se espalham, trazendo chuvas para o Mato Grosso do Sul e Goiás. A Região Norte mantém umidade elevada com chuva forte isolada, enquanto no Nordeste, pancadas se concentram no litoral, e o interior segue com calor e tempo seco.

A primeira semana de primavera terá tempo nublado e temperaturas amenas em diversas capitais do Sudeste.

São Paulo em risco

A Região Metropolitana de São Paulo entra em situação de risco nesta segunda-feira. São esperados temporais generalizados de intensidade moderada a forte, acompanhados por raios e rajadas de vento que podem atingir entre 60 e 80 km/h. A capital paulistana começou a semana registrando queda de galhos e árvores.

Defesa Civil mobiliza gabinete de chuva em SP após mudança brusca no tempo

O deslocamento da frente fria e o contraste térmico criam um ambiente propício para a formação de linhas de instabilidades, capazes de gerar ventos mais intensos e volumes significativos de chuva em áreas extensas. Além da capital, diversas cidades do interior do estado de São Paulo, como Presidente PrudenteBauruSão José do Rio PretoBarretosMococaSão Carlos e Campinas, também iniciam a semana sob alerta de chuva forte entre segunda (22) e terça (23).

A terça-feira (23) mantém um risco elevado de temporais, com chuvas esperadas durante a madrugada em toda a Grande São Paulo e na capital, com ventos de até 70 km/h e o aumento de descargas elétricas. A partir do final da manhã, a previsão indica que a intensidade da chuva diminuirá, enfraquecendo ainda mais até a noite, à medida que a frente fria e o ciclone se afastam.

primeira semana de primavera será caracterizada por tempo mais encoberto e nublado em São Paulo, com uma queda acentuada nas temperaturas, que não devem ultrapassar os 17°C entre a quarta (24) e a quinta-feira (25).