Frente fria encerra veranico e muda clima a partir desta terça (26)

Mudança traz queda nas temperaturas e aumento da umidade na maioria do Centro-Sul

Felipe Souza, da CNN, em São Paulo
  • Bruno Rocha/Enquadrar/Estadão Conteúdo
Compartilhar matéria

A passagem de uma frente fria no último domingo (24) encerrou o período de calor atípico registrado na semana passada no país, conhecido como “veranico”. A mudança trouxe queda nas temperaturas e aumento da umidade na maioria do Centro-Sul, com sensação de frio em regiões do Sul e Sudeste, já nesta terça-feira (26).

No Sul, o dia será de chuva fraca a moderada e tempo frio no centro-leste do Paraná e de Santa Catarina, incluindo Curitiba e Florianópolis. Em outras áreas, o sol reaparece após uma madrugada gelada. Em Porto Alegre, a mínima foi de 7°C e a máxima não passa de 18°C.

Em São Paulo, Rio de Janeiro e no sul e leste de Minas Gerais, a terça será de clima ameno, com possibilidade de chuviscos e chuva fraca em parte do território paulista, inclusive na capital. A máxima prevista para São Paulo é de 23°C.

Já no Centro-Oeste, o sol predomina, mas as temperaturas ficaram mais baixas pela manhã. Campo Grande amanheceu fria e deve registrar máxima de 26°C, enquanto Cuiabá chega a 29°C. A umidade relativa do ar cai à tarde, mas sem o calor intenso observado na semana anterior.

No Norte e no Nordeste, o padrão de calor permanece. Há expectativa de chuvas no litoral nordestino e de pancadas mais fortes no norte do Amazonas e do Pará, além de Roraima e Amapá.

Veranico no Brasil

A região Centro-Sul do Brasil esteve em um período de veranico, marcado por dias consecutivos de calor intenso e ar seco em pleno inverno.

As temperaturas atingiram de 38°C a 40°C em áreas do Centro-Oeste, Norte e interior do Nordeste, além de provocar uma elevação significativa nos termômetros do Sudeste e do Sul.

A combinação de altas temperaturas e ausência de chuva impactou diretamente a qualidade do ar, deixando-a abaixo de 30% em diversas regiões, aumentando o risco de queimadas e a propagação de focos de incêndio.