Frio persiste até metade da semana no Sul e Sudeste; veja previsão

Massa de ar polar tem provocado baixas temperaturas e geada no Sul e Sudeste; chuvas fortes e temporais são esperados para o Norte e Nordeste do país

Beto Souza, da CNN Brasil, em São Paulo
Compartilhar matéria

A semana começou gelada e as temperaturas devem seguir baixas pelos próximos dias nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, conforme previsão da Climatempo.

De acordo com os meteorologistas, o ar polar perde força gradualmente ao longo dos próximos dias, e os termômetros voltam a subir de forma lenta, principalmente nas tardes. As madrugadas e manhãs seguem frias até pelo menos o meio da semana, com temperaturas abaixo dos 10°C em várias cidades do Sul e do Sudeste.

Alguns municípios localizados sobre áreas mais interioranas, distantes da costa, podem contar com a presença do calor já nesta quarta-feira (22).

Previsão para esta terça (21)

O tempo deve ser marcado por contrastes climáticos no Brasil nesta terça-feira (21). Enquanto uma massa de ar polar provoca baixas temperaturas e geada no Sul e Sudeste, chuvas fortes e temporais exigem atenção no Norte e Nordeste do país. 

No Sul, o tempo será firme e frio, com sol predominante e risco de geada nas serras gaúcha e catarinense. As chuvas devem acontecer principalmente na região litorânea do Paraná.

A região Sudeste deve apresentar temperaturas amenasar seco com umidade relativa abaixo de 30% à tarde, no interior de São Paulo e Minas Gerais, e chuva fraca no interior mineiro. Na capital paulista, o frio persiste nesta terça, com mínima de 10 °C.

A capital paulista registrou, nesta segunda-feira (20), a manhã mais fria para o mês de outubro desde 2014. Segundo a Defesa Civil do estado, os termômetros marcaram 11,2°C, temperatura que ficou acima apenas de outubro de 2014, quando a capital alcançou 10,7°C.

Centro-Oeste terá chuvas localizadas no norte, mas sol forte e umidade crítica no sul do Mato Grosso do Sul e Goiás. Índices de umidade caem à tarde, chegando a níveis críticos em algumas áreas.

Na região Nordestechuva intensa com risco de alagamentos atinge o litoral baiano, e temporais são esperados no Maranhão, Piauí e Ceará. Chuvas isoladas e passageiras podem ocorrer entre Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba.

Norte do Brasil segue com previsão de instabilidade generalizada, com chuvas fortes e descargas elétricas no Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins. O padrão é típico da primavera amazônica, com calor, alta umidade e chuvas intensas à tarde e à noite.