Medicamentos e produtos de limpeza são proibidos pela Anvisa; veja quais

Empresas não tinham autorização para fabricar medicamentos; decisão também atinge produtos de limpeza

Bruna Lopes, da CNN Brasil*, em São Paulo
Foi determinada a proibição do comércio e da propaganda de todos os medicamentos das marcas Bwell e Needs, além dos produtos de limpeza da Solubrillho  • Reprodução
Compartilhar matéria

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou, nesta terça-feira (23), a proibição do comércio e da propaganda de todos os medicamentos das marcas Bwell e Needs, vendidos pela Raia Drogasil S.A. por meio dos sites drogasil.com.br e drogaraia.com.br.

De acordo com a Anvisa, a medida foi adotada após a constatação de que a empresa responsável não possui autorização para fabricar medicamentos, requisito obrigatório para esse tipo de produto no país.

Com isso, a restrição se estende a qualquer pessoa física ou jurídica, até mesmo a veículos de comunicação, que promovam ou comercializem os itens.

No mesmo dia, a agência reguladora também determinou a suspensão do comércio, da distribuição e do uso de produtos da marca Solubrillho Soluções de Limpeza. A medida contempla todos os lotes produzidos até 14 de abril de 2024.

Segundo a Anvisa, não há identificação formal do fabricante dos produtos de limpeza, que não possui CNPJ nem autorização de funcionamento. A situação configura infração à legislação sanitária, com descumprimento de dispositivos previstos nas leis nº 6.360/1976 e nº 9.782/1999.

A agência orienta ainda que os consumidores não façam mais o consumo dos produtos proibidos e entrem em contato com os canais oficiais para registrar eventuais ocorrências.

CNN Brasil procurou a Raia Drogasil, mas, até o fechamento da matéria, não obteve resposta. O espaço segue aberto.

*Sob supervisão de Tonny Aranha