Minoxidil: Remédio pode causar crescimento de pelos em bebês, alerta Anvisa

Agência orienta aos usuários do medicamento que evitem contato das crianças com locais onde substância foi aplicada

Comunicado foi emitido após reporte de casos na Europa  • Isabel Pavia/GettyImages
Compartilhar matéria

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu nos últimos dias um alerta sobre crescimento anormal de pelos em bebês expostos ao minoxidil –medicamento que é usado para combater a queda de cabelos.

O risco de hipertricose ocorre com a exposição ocorre pelo contato da pele dos bebês com áreas onde o medicamento foi aplicado. Casos foram registrados em países da Europa.

Anvisa solicitou que os fabricantes de minoxidil incluam em suas bulas informações sobre o risco de hipertricose em bebês após exposição acidental.

A agência reforça a importância da cautela por parte dos pais para evitar o contato dos bebês com as áreas de aplicação do produto. Os casos relatados na Europa mostraram que o crescimento dos pelos se normalizou após a interrupção do contato com o medicamento.

Medidas de prevenção

Profissionais de saúde devem orientar os pacientes sobre as precauções necessárias para evitar a exposição de crianças ao minoxidil.

É fundamental lavar as mãos após a aplicação do medicamento e evitar o contato das crianças com as áreas onde o produto foi aplicado.

Anvisa também recomenda que pacientes que usam minoxidil e têm contato frequente com crianças procurem um médico caso observem crescimento excessivo de pelos nas crianças.