Onda de frio no Brasil: veja quando as temperaturas voltam a subir
Massa de ar polar perde força a partir de sexta-feira (26); confira a previsão para os próximos dias

A primeira onda de frio do inverno de 2026 deve atuar no Brasil até a próxima sexta-feira (26). O fenômeno, provocado por uma intensa massa de ar polar, registrou a menor temperatura do ano no país até o momento com -9,2°C em Bom Jardim da Serra (SC) nesta quarta-feira (24).
O centro da massa de ar gelado, região onde as temperaturas são mais baixas, passa sobre o Sul e parte do Sudeste nesta quinta-feira (25).
Durante este período, o risco de geada ampla permanece alto em estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, atingindo também o sul de Mato Grosso do Sul e áreas de São Paulo.
Quando o frio perde força?
De acordo com os dados meteorológicos, o sistema começa a se deslocar para o oceano na sexta-feira.
A partir desta data, o ar polar perde intensidade em território brasileiro, permitindo uma elevação gradual das temperaturas em grande parte do Centro-Sul e do Norte, onde o fenômeno causou friagem.
Embora a onda de frio perca força, o inverno deve seguir com a passagem de novas frentes frias previstas para o final de junho.


