Quaest: 54% acreditam que guarda municipal armada ajuda a controlar crimes
Pesquisa teve como contexto uma decisão do STF que liberou porte de armas para esta categoria de segurança pública

Uma pesquisa realizada pela Quest revelou que a maioria das pessoas entrevistadas acreditam que o controle da criminalidade é fortalecido se as guardas municipais estiverem armadas.
A pesquisa fez a seguinte pergunta: "A guarda municipal andar armada ajuda a diminuir a criminalidade?". Para 54% das pessoas a posse de armas ajuda a controlar o crime, enquanto 43% dizem que isso não impacta no controle da criminalidade.
A pesquisa teve como contexto uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) determinou que as guardas municipais poderão andar armada.
Antes da decisão, a posse de armas era restrita conforme a população do município. Em localidades com menos de 50 mil habitantes, por exemplo, a posse era vetada, enquanto em cidades com mais de 500 mil habitantes, a posse era autorizada, tanto durante o trabalho quanto fora dele.
Legislação fraca
A pesquisa ainda apresenta os resultados de uma percepção da população sobre a aplicação da lei nos casos que envolvem segurança pública. Foi perguntado aos entrevistados se eles concordavam que a polícia prende bandido, mas a justiça solta porque a legislação é fraca.
Os dados coletados indicam que:
-
86% dos entrevistados Concordam com a afirmação.
-
11% dos entrevistados Discordam.
-
1% dos entrevistados Não concorda nem discorda.
-
2% dos entrevistados responderam NS/NR (Não sabe/Não respondeu).


