Quaest: 54% acreditam que guarda municipal armada ajuda a controlar crimes

Pesquisa teve como contexto uma decisão do STF que liberou porte de armas para esta categoria de segurança pública

Beto Souza, da CNN Brasil, em São Paulo
Guardas Civil Municipal  • Prefeitura do Rio de Janeiro
Compartilhar matéria

Uma pesquisa realizada pela Quest revelou que a maioria das pessoas entrevistadas acreditam que o controle da criminalidade é fortalecido se as guardas municipais estiverem armadas.

A pesquisa fez a seguinte pergunta: "A guarda municipal andar armada ajuda a diminuir a criminalidade?". Para 54% das pessoas a posse de armas ajuda a controlar o crime, enquanto 43% dizem que isso não impacta no controle da criminalidade.

A pesquisa teve como contexto uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) determinou que as guardas municipais poderão andar armada.

Antes da decisão, a posse de armas era restrita conforme a população do município. Em localidades com menos de 50 mil habitantes, por exemplo, a posse era vetada, enquanto em cidades com mais de 500 mil habitantes, a posse era autorizada, tanto durante o trabalho quanto fora dele.

Legislação fraca

A pesquisa ainda apresenta os resultados de uma percepção da população sobre a aplicação da lei nos casos que envolvem segurança pública. Foi perguntado aos entrevistados se eles concordavam que a polícia prende bandido, mas a justiça solta porque a legislação é fraca.

Os dados coletados indicam que:

  • 86% dos entrevistados Concordam com a afirmação.

  • 11% dos entrevistados Discordam.

  • 1% dos entrevistados Não concorda nem discorda.

  • 2% dos entrevistados responderam NS/NR (Não sabe/Não respondeu).