Regra para "água grátis" em grandes eventos é prorrogada por 120 dias

Medidas foram adotadas desde caso da morte de jovem em show de Taylor Swift em 2023

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

Uma portaria publicada pelo governo federal, em agosto de 2024, determinou que grandes eventos — como shows e festivais — devem fornecer água potável gratuita ao público, por conta das temperaturas extremamente elevadas registradas nos últimos anos em todo o país.

A medida foi prorrogada por mais 120 dias, nessa quarta-feira (23), após nova portaria ser publicada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).

Veja regras estabelecidas para entrada de água em shows e eventos

medida, válida por mais 120 dias, visa assegurar a saúde e segurança do público em locais com calor intenso e aglomerações, como showsfestivais e celebrações públicas.

Organizadores devem oferecer bebedouros, "ilhas de hidratação" ou permitir a entrada de garrafas de água lacradas. A portaria estabelece critérios para a distribuição de água em eventos.

Acesso é direito básico, afirma Secretário Nacional do Consumidor

Wadih DamousSecretário Nacional do Consumidor, defende a garantia de hidratação como direito fundamental.

"A água é um direito básico, não um privilégio", afirma o secretário.

Ele reforça que ninguém deve ser impedido de se hidratar por questões financeiras em eventos públicos ou privados.

A portaria define diretrizes para distribuição e atendimento a emergências. A norma também estabelece diretrizes para a localização dos pontos de distribuição de água, garantindo acessibilidade e pronto-atendimento em casos de emergências de saúde durante os eventos. A fiscalização da distribuição de água gratuita será realizada pela Senacon.

medida entra em vigor a partir da data de publicação e será monitorada pela Secretaria. O órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) informou em nota que a medida reforça o compromisso com a integridade física e o bem-estar dos consumidores brasileiros.

Morte em show de Taylor Swift

Foi após a morte da estudante Ana Clara Benevides Machado, em 17 de novembro de 2023, durante a apresentação da cantora Taylor Swift no Engenhão, no Rio de Janeiro, que o poder público passou a discutir alternativas para hidratação do público, durante grandes eventos.

No Rio, uma lei passou a vigorar para as empresas responsáveis por shows, festivais e outros eventos de grande porte, que devem permitir a entrada de garrafas d’água, além de disponibilizar locais de hidratação gratuita nestes espetáculos.

A determinação está na Lei 10.557/24, de autoria dos deputados Luiz Paulo (PSD), Andrezinho Ceciliano (PT) e Índia Armelau (PL), que foi sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial do Executivo no dia 1º de novembro de 2024.

Tópicos